CESE lança Edital de apoio a projetos: Juventudes e Direitos Digitais

A CESE convida organizações, grupos, coletivos e movimentos populares do segmento da juventude para enviar projetos com foco nos direitos digitais

As novas tecnologias digitais e a internet têm acelerado as relações sociais e transformado o comportamento cultural de acesso e compartilhamento de informações. Nesse cenário, há um crescimento significativo do protagonismo das juventudes em mobilizações, manifestações e protestos no mundo online. Estão na linha de frente produzindo conteúdos criativos, reflexivos e críticos, sobretudo nas redes sociais, acerca da defesa dos seus direitos e da democracia.

Mas se por um lado há uma juventude articulada, trazendo novas linguagens e colaborações importantes para as ações políticas através das redes, também existe a violação dos direitos digitais que exclui essa população mais vulnerabilizada quanto ao uso e apropriação das tecnologias da informação e da comunicação.

A pandemia da Covid 19, por exemplo, com as necessidades de isolamento social, acelerou esse processo de exclusão digital e escancarou as desigualdades sociais no ambiente virtual. Comunicar, trabalhar, estudar e exercer a cidadania na virtualidade ocorreram em diferentes níveis de acesso a banda larga, aos conteúdos interativos das redes, equipamentos e tecnologias.

Diante desse contexto, a CESE definiu estimular iniciativas de organizações e grupos populares protagonizados pela juventude e que tenham relação com os direitos digitais, uma vez que a exclusão digital contribui para ampliar vulnerabilidades, promoção de fake news, ataques e ameaças virtuais, riscos e violações dos direitos dessa população e das comunidades onde esse segmento está inserido.

Com o apoio de Pão para o Mundo/ Brot für Die Welt, a CESE convida a juventude que está articulada em múltiplas formas e nos diversos territórios, seja ele nos campos, nas águas, nas florestas ou nas cidades, para participar do Edital de apoio a projetos: Juventudes e Direitos Digitais.

A iniciativa tem a finalidade de fortalecer o protagonismo da juventude e suas organizações nos processos de participação social e política, tendo como foco os diretos digitais.

As organizações interessadas devem encaminhar as propostas até o dia 17 de junho de 2022 exclusivamente para o e-mail editais@cese.org.br.

O apoio financeiro será em duas categorias: até 20 mil e até 15 mil.

Os projetos deverão ser executados no ano de 2022 e com duração máxima de até 03 (três) meses.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 22 de julho de 2022.

Clique aqui para acessar Edital de apoio a projetos: Juventudes e Direitos Digitais;

Clique aqui para acessar o roteiro de elaboração de projeto;

Clique aqui para acessar as orientações para elaboração de projeto.

Dúvidas e/ou outras questões relacionadas a esse edital podem ser enviadas para o endereço: marcella@cese.org.br.

#partiu enviar projetos!