CESE participa de encontro internacional com parceiros/as do programa Change the Game Academy – Notícias | Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Notícias

Data: 26.05.21

CESE participa de encontro internacional com parceiros/as do programa Change the Game Academy

A CESE participou, na manhã desta terça-feira (25), do Encontro Internacional do Grupo de Trabalho de Marketing do Change the Game Academy. O encontro, promovido pela Fundação Wilde Ganzen, foi um momento dedicado à partilha de experiências sobre a divulgação da marca do programa CtGa em que membros de cada organização parceira ao redor do mundo expuseram alguns casos de sucesso de campanhas feitas por elas nas redes sociais e falaram sobre suas estratégias de comunicação e marketing.

A CESE apresentou como exemplo uma campanha realizada em 2020 com uma série de vídeos com dicas de como mobilizar recursos em tempos de pandemia – todos legendados em inglês e espanhol. A iniciativa foi inspirada nos novos conteúdos que foram disponibilizados no Portal Virando o Jogo – através do módulo Navegando Covid-19 – e teve como objetivo orientar as organizações sobre como enfrentar o período de crise gerado pela pandemia.

Os vídeos trazem dicas como: manter as redes sociais das organizações atualizadas; buscar ser sempre transparente em suas prestações de conta, como uma forma de passar confiança; convidar pessoas famosas para falar sobre suas campanhas, como uma forma de chamar mais atenção; dentre outras sugestões.

A CESE também abordou a sua iniciativa de fortalecimento de 45 campanhas de arrecadação de recursos, alimentos e itens de higiene para organizações de base, fragilizadas pela pandemia, como uma forma de dar mais visibilidade às suas iniciativas. As campanhas foram divulgadas nos canais da CESE – WebSite, Redes Sociais e Canal do Youtube. No caso do Facebook, posts também foram impulsionados.

O encontro também foi o pontapé inicial para a discussão acerca da criação de um plano de comunicação e marketing global para o programa e outro para cada organização, mais conectados às suas realidades, mas dialogando entre si.

“Nosso ponto no horizonte é criar planos de comunicação e marketing. Um plano que sirva de guarda-chuva aos planos de cada país considerando o contexto e públicos locais. Este grupo serve para nos ajudar a construir algo mais organizado e correlacionado”, afirmou Robert Wiggers, Diretor Adjunto da Wilde Ganzen Foundation, durante o encontro.

Também foram discutidos quais serão os próximos passos do grupo de trabalho, quando serão os próximos encontros, quais serão seus temas centrais, o que cada organização deve ter em mente a partir de agora, entre outros.

O encontro foi dividido em dois momentos: um para os países do leste global, outro para os do Oeste. Também estiveram presentes Corine Aartman, coordenadora do programa, outros membros de WG e representantes de outras 4 organizações: ABF – Association Burkinabè de Fundraising; KCDF – Kenya Community Development Foundation; UNNGOF – Uganda National NGO Forum; e Rhiza Babuyile.

 

Portal Virando o Jogo

O portal, que possui cursos on-line e gratuitos, faz parte do Programa Virando o Jogo, desenvolvido com base em um trabalho apoiado de 2007 a 2015 pela Fundação Wilde Ganzen, em que foram formadas, em modalidade presencial, mais de 900 organizações do Brasil, Índia, Quênia e África do Sul. No Brasil, a iniciativa foi implementada pela CESE com o apoio da agência holandesa.

O Programa Virando o Jogo encontra-se presente na América do Sul e Central (Brasil e Guatemala, respectivamente), África (África do Sul, Quênia, Tanzânia, Burkina Faso, Mali, Gana, Benin, Uganda) e na Ásia (Índia, Nepal e Bangladesh).