CESE promove Curso sobre Mobilização de Recursos Locais, em Salvador – Notícias | Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Notícias

Data: 29.08.18

CESE promove Curso sobre Mobilização de Recursos Locais, em Salvador

   

 

Com apoio da organização holandesa Gansos Selvagens, a CESE promoveu entre os dias 20 e 24 de agosto a primeira etapa do Curso sobre Mobilização de Recursos Locais, em Salvador. Quinze grupos de todo país participaram da oficina: organizações indígenas e ecumênicas; movimentos sociais de juventude e mulheres negras; entidades que defendem direitos de crianças e adolescentes, e assessoramento às comunidades tradicionais; além da organização vencedora do concurso da melhor frase: Por que é importante mobilizar recursos locais?

Para Patrícia Gordano, coordenadora da Comunicação da CESE e uma das facilitadoras do curso, a diversidade cultural foi um dos fatores importantes para intercâmbio e troca de experiências: “A participação de cada grupo, suas vivências, suas relações sociais e a forma como estão sendo atingidos pelo contexto político possibilitou herdar experiências, adequar realidade local e responder melhor aos desafios de mobilizar recursos no Brasil. ”.

  

A formação tem uma abordagem de aprendizagem combinada presencial e on-line através do Portal Virando o Jogo. E teve como objetivo discutir a temática da mobilização como estratégia para a sustentabilidade institucional; Apoiar o planejamento, construção e monitoramento de um plano de mobilização de recursos locais através do portal; e Auxiliar os grupos para construção de instrumentos de comunicação capazes de motivar a adesão de indivíduos às causas das organizações.

A aprendizagem no Portal Virando o Jogo também pode ser feita sem a necessidade de um curso presencial. Organizações que estejam interessadas na temática de mobilização de recursos podem registra-se no site gratuitamente, acessando os materiais apresentados na oficina, armazenando exercícios e adquirindo informações no seu próprio ritmo. ”, informa Patrícia.

O curso faz parte do programa Virando o Jogo, ministrado no Brasil pela CESE, parceira da organização Gansos Selvagens (idealizadora do programa) e MDF. A formação, composta por três fases, inclui dois encontros presenciais e um à distância, com seminário virtual e acompanhamento de trabalho individual à distância.

Clique aqui para conferir as fotos da primeira etapa curso.