CESE realiza formação interna para construção da Política Institucional de Equidade Racial

Aprendizado, desconserto, descoberta, reparação, produtividade, oportunidade e gratidão, foram alguns dos elementos trazidos pela equipe da CESE durante a avaliação da construção da Política Institucional de Equidade Racial da organização. Nos dias 08 e 09 de agosto ocorreu mais uma etapa da elaboração coletiva de um documento para formalizar as concepções e práticas da CESE com relação à questão de raça.

Para Sônia Mota, diretora executiva da CESE, a organização compreende a equidade racial como um princípio ético norteador de suas ações e cumprimento da missão: “Embora a CESE já tenha na prática muitas ações sobre as questões raciais, nunca foi transformado em uma política institucional. Assumimos o compromisso de elaborar esse documento como uma forma de reafirmar a luta antirracista do ponto vista estrutural e institucional.”.

Durante esse processo, destacou-se a trajetória da CESE através da criação de programas específicos para a população negra; apoio a projetos do Movimento Negro e do Movimento de Mulheres Negras; processo de fortalecimento do movimento quilombola; elaboração de publicações; e diálogo interreligioso e o combate à intolerância religiosa contra religiões de matriz africana.

A CESE convidou Francisca Sena, assistente social, mestre em Políticas Públicas e Sociedade, e representante do Instituto Negra do Ceará, para contribuir com o processo de elaboração da política e facilitar a compreensão dos/as colaboradores/as sobre as bases e efeitos do racismo na configuração da sociedade e do Estado brasileiro.

Confira o depoimento de Sena sobre a importância dessa iniciativa da CESE:

Tocador de vídeo

00:00

00:00

1. “Francisca Sena – Instituto Negra do Ceará”

2:26

Houve trabalhos em grupo, compartilhamento de experiências e leituras de textos sobre o persistente histórico de desigualdades sociais e raciais em nossa sociedade. Em setembro, a CESE dará continuidade ao processo de elaboração da política.