CESE reúne equipe e direção para avaliação das atividades do ano

Entre os dias 09 e 13 de dezembro, a equipe da Coordenadoria Ecumênica de Serviço esteve reunida para avaliar as atividades desenvolvidas pela organização durante o ano de 2019.

Nos três primeiros dias de encontro, o conjunto executivo da instituição organizou-se em setores para elencar os principais destaques e desafios do ano, bem como discutir pautas de interesse institucional em 2020. Foram momentos de construção coletiva sobre os principais eixos de ação da CESE: Diálogo e Articulação; Formação; Incidência Política; Projetos; Campanhas; Comunicação; Ecumenismo; e Gestão.

Esse processo colaborativo culminou na apresentação da avaliação para Diretoria Institucional da CESE. A equipe e a diretoria refletiram conjuntamente sobre os resultados apontados, as lições aprendidas e as perspectivas para o próximo ano, a fim de subsidiar o planejamento de 2020 e cumprir a missão de continuar atuando junto aos movimentos sociais e organizações populares.

Para nortear o olhar ao analisar o trabalho implementado durante o período, foi realizada uma breve análise de conjuntura, mostrando o desmonte e perdas de direitos que marcaram os últimos 12 meses. Divididos em grupos, os diversos setores construíram coletivamente esse momento, colocando suas percepções sobre a conjuntura política.Helivete Bezerra, da diretoria institucional, afirma que se percebe uma sintonia entre as apresentações dos setores da CESE. “As pessoas da equipe têm uma sintonia muito positiva, o que eu acho um diferencial. Isso é fundamental para o andamento da organização”.Para o presidente da CESE, Padre Marcus, a avaliação foi positiva. “Ficou evidente a mística de comunhão, de alegria e de corresponsabilidade. Não é apenas o fazer, mas o fazer acompanhado de uma dimensão de resistência, de coragem, empenho, dedicação e de unidade”.

O primeiro dia de reuniões foi finalizado com mística celebrativa relativa ao advento, confraternização e brincadeira de amigo secreto para celebrar a vida, as resistências, a luta coletiva e a esperança que se renova ao fim de cada ano.

Já no último dia de encontro, a diretoria institucional e executiva, junto às coordenações, se reuniram para discussão sobre a gestão institucional e financeira da CESE.