CESE reúne equipe para formação em Diálogos Ecumênicos e Inter-Religiosos – Ecumenismo | Notícias | Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Ecumenismo Notícias

Data: 07.10.21

CESE reúne equipe para formação em Diálogos Ecumênicos e Inter-Religiosos

Ecumenismo é uma busca da unidade entre todas as igrejas cristãs. É um processo de entendimento que reconhece e respeita a diversidade entre comunidades de fé. A CESE, que é uma organização ecumênica composta por igrejas, promoveu uma formação sobre o tema para toda equipe, nesta quarta-feira (6), de forma virtual.

A formação foi ministrada pela Pra. Sônia Mota, Diretora Executiva da CESE, e pela Revda. Bianca Daébs, Assessora de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da ONG. Elas fizeram um levantamento histórico e bíblico-teológico sobre o movimento ecumênico, traçando um paralelo entre seus aspectos fundamentais e suas atuações possíveis diante das pautas sociais e políticas na luta pela promoção e garantia dos direitos humanos.

Outro ponto relevante foi a abordagem do surgimento de organizações ecumênicas no Brasil. Neste contexto foi dado ênfase ao nascimento e trajetória da CESE como instituição ecumênica que fortalece essa relação diaconal entre Igreja e sociedade, dando seu testemunho na construção de um mundo em que haja vida digna para todas as pessoas (João 10:10).

Ainda na abordagem sobre ecumenismo, a importância do diálogo inter-religioso foi apontada como caminho para a construção de uma cultura de paz, em que o respeito pela fé da outra pessoa é traduzido como amor ao próximo. E desse modo, a CESE busca se aproximar do grande mandamento Bíblico “amarás ao próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:39)

Por fim, Sônia e Bianca dialogaram sobre a importância do trabalho da CESE no enfrentamento aos fundamentalismos políticos e religiosos, sobre como é importante e relevante que o papel profético das Igrejas seja encarnado em ações concretas que buscam fortalecer os movimentos sociais a fim de que sejam garantidos os direitos que asseguram a dignidade de toda criação.

A reverenda Bianca afirmou que a formação teve o objetivo de inserir as/os novos/as colegas no tema central da CESE e também atualizar aqueles/as que atuam há mais tempo no diálogo da organização com as igrejas e movimentos sociais para construção de um mundo mais justo, atuando na defesa e garantia dos Direitos Humanos através do testemunho profético das comunidades de fé.

Durante o encontro, também houve um momento reservado para que os membros da equipe fizessem a partilha de experiências ecumênicas pessoais que tiveram dentro e fora do ambiente de trabalho.  A formação foi encerrada com uma breve avaliação que apontou o desejo da equipe de aprofundar o tema em novos encontros.