CNBB elege nova diretoria e promove celebração ecumênica em Aparecida do Norte (SP) – Ecumenismo | Notícias | Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Ecumenismo Notícias

Data: 09.05.19

CNBB elege nova diretoria e promove celebração ecumênica em Aparecida do Norte (SP)

O episcopado brasileiro, reunido em sua 57ª Assembleia Geral, em Aparecida do Norte (SP), elegeu nesta quarta (8) Dom Walmor Oliveira de Azevedo como novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – mantendo a linha progressista da institução, alinhada aos ideais do papa Francisco.

Em mensagem após a eleição, Dom Walmor pregou a defesa dos mais vulneráveis. “Nosso olhar deve permanecer voltado para os mais pobres, fortalecendo nossas ações no exercício da caridade, do amor, na busca da justiça”, disse, em nota.

Para o presidente da CESE, Padre Marcus Barbosa, a escolha reflete as opções do Evangelho de Jesus Cristo. “O Espírito Santo conduziu a Assembleia para eleger uma boa Presidência, que nos manterá no caminho da Boa Nova do Reino de Deus. A opção que deve ser, sempre é a da Igreja. E aí não deve e não cabe espaço para disputas de interesses ideológicos, mas de se manter firme e viva as opções de Jesus: amor a Deus que se desdobra no compromisso com os irmãos, sobretudo os mais frágeis e pobres”, pondera.

 

Celebração ecumênica

Um grupo formado por seis lideranças de diferentes confissões religiosas cristãs deu um sinal de unidade na terça-feira, 7 de maio, durante a Celebração Ecumênica, realizada em meio à Assembleia Geral da CNBB. Junto ao episcopado católico, as diferentes religiões expressaram que têm como horizonte comum o fortalecimento da unidade entre os cristãos.

Participaram da celebração, além dos bispos da 57ª Assembleia, a pastora Silvia Genz, presidente da IECLB; padre Gregório Teodoro, da Igreja Ortodoxa Antioquena; o pastor luterano Inácio Lemke, presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC); a pastora Anita Wright, moderadora da Igreja Presbiterana Unida (IPU); a pastora da IPU, Sônia Mota, diretora executiva da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE); e o pastor Paulo César Pereira, presidente da Aliança Batista do Brasil (ABB).

“Nesses tempos difíceis e delicados, é bonito demais ver as nossas Igrejas não apenas com palavras ou discursos, mas com ações muito relevantes para a sociedade tão turbulenta e injusta com os pobres. A resposta das Igrejas sempre foi, mas hoje, mais ainda, deve ser o seu Testemunho! Ser sal e luz no mundo! Fermento na massa!”, celebra o presidente da CESE diante do encontro ecumênico e da eleição da nova diretoria da CNBB.

(Com informações da CNBB e Estado de S. Paulo)