Como a internet e redes sociais favorecem divulgação de mentiras é o tema do penúltimo episódio da série “Não bote fé nas fake news”

O quarto episódio da série “Não bote fé nas fake news” analisa como a internet e as redes sociais favorecem a divulgação de mentiras. Este capítulo traz o depoimento de Mãe Jaciara Ribeiro, filha da ialorixá baiana Gildásia dos Santos e Santos, que foi a inspiração para a criação do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro. Mãe Gilda sofreu um infarto após se deparar com uma manchete de jornal racista e mentirosa, que atacava as pessoas de religiões de matriz africana. O episódio traz ainda entrevista com o sociólogo Sérgio Amadeu, professor da Universidade Federal do ABC, pesquisador de redes digitais e criador do podcast Tecnopolítica.

Ouça agora em seu tocador favorito ou no site do Le Monde Diplomatique Brasil.

A série “Não bote fé nas fake news”, parceria do Guilhotina com a CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço, analisa o fenômeno da desinformação e seus impactos entre as comunidades de fé. Para entender como o fundamentalismo religioso age por meio da desinformação e quais seus objetivos políticos, Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem convidadas e convidados que pesquisam, atuam e que foram vítimas dessa fábrica de manipulação. Acompanhe em cinco episódios, publicados sempre às segundas-feiras.

Gravação, edição e sonorização: Rádio Tertúlia.


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.