Como se engajar no combate às fake news a partir da Campanha Primavera para a Vida 2021 – Ecumenismo | Notícias | Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Ecumenismo Notícias

Data: 21.10.21

Como se engajar no combate às fake news a partir da Campanha Primavera para a Vida 2021

A Campanha Primavera para a Vida 2021 está em curso. Em sua 21ª edição, nós decidimos abordar o caminho da verdade como um princípio cristão que produz paz e justiça e denuncia os danos que a cultura de produzir e difundir notícias falsas tem causado em nossa sociedade, de modo mais particular em comunidades de fé. Cada vez mais, setores fundamentalistas tentam empestear nossos lares e igrejas com mentiras.

Diante deste quadro de contaminação de nossas comunidades, o tema escolhido para a CPPV 2021 foi “Buscar a Verdade: um compromisso de fé” e o texto que nos inspira é: “Guarda os teus lábios de falarem enganosamente, quem diz a verdade manifesta a justiça”. Pv 12:17a.

Um dos primeiros passos para descobrir se uma notícia é falsa ou não é verificar a credibilidade da página que a está veiculando: procurar pelo endereço vinculado à notícia, visitar o site que a publicou. Outros veículos também publicaram aquele conteúdo? Algum deles é mais conhecido? Se não, este é um bom motivo para suspeitar do texto. Dificilmente fatos relevantes não serão pautados por jornais sérios.

Mas esta é apenas uma das estratégias que podemos utilizar para enfrentar as fake news. Até dezembro, a CESE irá promover diversas ações de combate às notícias falsas. Reunimos abaixo algumas dessas ações. Elas poderão servir de auxílio para que você possa se engajar nesta luta contra a disseminação orquestrada de mentiras.

  • No dia 22 de setembro, no lançamento da CPPV 2021, a CESE promoveu um Seminário Virtual sobre fake news com participação da pastora Romi Bencke, da ativista Ana Gualberto – que falaram sobre episódios em que foram vítimas de ataques difamatórios – e da jornalista Dra. Magali Cunha. Você pode assisti-la na íntegra aqui.
  • Acompanhe nossas redes! A partir do dia 11 de outubro, a CESE publicará em seus perfis no Instagram e Facebook dicas de como verificar se uma notícia é verdadeira ou não e também notícias falsas que têm ou tiveram grande circulação em grupos de igrejas. Serão 12 postagens ao todo e elas seguirão o fluxo da Campanha Primavera para a Vida, encerrando-se também em dezembro. Clique AQUI para baixar os cards já publicados ( toda semana, até 5 de dezembro encontrarão cards novos).
  • No mesmo dia, a CESE lançou a publicação “Buscar a Verdade: Um Compromisso de Fé”. Ela envia luz à importância do caminho da verdade como um princípio cristão que produz paz e justiça, e denuncia como isso tem sido um impeditivo para o avanço social. A publicação pode ser baixada aqui em português e aqui em espanhol
  • O Coletivo Bereia é parceiro da CESE na realização da CPPV 2021. O grupo checa fatos publicados diariamente em mídias religiosas e em mídias sociais brasileiras que abordem conteúdos sobre religiões e suas lideranças no Brasil e no exterior. Acesse o seu site: www.coletivobereia.com.br.

Ações que podem ser tomadas dentro das igrejas:

  • Compartilhe em suas próprias redes sociais os materiais da Campanha Primavera para a Vida 2021 – matéria completa sobre o seminário; postagens no Instagram e Facebook.
  • Compartilhe a nossa publicação em seu site; marque, em nossas postagens, pessoas de dentro e de fora das nossas comunidades. Quanto mais gente conhecer a Campanha Primavera para a Vida e o nosso trabalho de combate às fake news, mais engajamento teremos em cima do tema!
  • Informe a sua família! Mostre, a partir do que estamos publicando, que nem tudo que chega pelo WhatsApp é verdade.
  • Incentive o diálogo em seus grupos sobre a publicação “Buscar a Verdade: Um Compromisso de Fé”.
  • Se baseie na própria Bíblia para falar sobre as consequências da mentira e buscar a orientação de Deus para não compactuar com as fake news.

A CPPV 2021 é realizada pela CESE com apoio do  CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, Coletivo Bereia e da ALC – Agência Latino-Americana e Caribenha de Notícias. Quer saber mais sobre como combater notícias falsas? Acesse nosso site, siga nossas redes e acompanhe as postagens!