Conselho de Administração de ALC expressa preocupação com a situação atual da Argentina

A Agência de Comunicação da América Latina e Caribe (ALC) realizou sua reunião de Conselho de Administração em Buenos Aires, nos dias 12 e 13 de abril. ALC é um consórcio de nove organizações ecumênicas.

Entre os pontos de pauta discutidos, destaca-se a necessidade de desenvolver estratégias que contribuam para a disputa de narrativas religiosas no contexto latino americano e caribenho. Avalia-se que a agenda religiosa conservadora avança em passos rápidos e, até o momento, não se tem conseguido organizar uma agenda ecumênica capaz de problematizar este avanço. Uma das formaS de disseminação de valores religiosos cristãos conservadores ocorre através dos meios de comunicação. Neste sentido, as estratégias ecumênicas para contrapor o discurso hegemônico e conservador tem sido ineficiente. Motivo pelo qual é estratégico que se fortaleçam os espaços ecumênicos de comunicação a fim de fortalecer as iniciativas e narrativas cristãs que se contrapõe ao fundamentalismo.

Este ano a ALC comemora 25 anos. Desde o seu surgimento até hoje, os meios de comunicação passaram por profundas transformações. As notícias circulam de forma ágil e em tempo real. Muito diferente de quando a ALC surgiu, em que as informações eram transmitidas por fax.

Ao final da reunião, as organizações membros ALC Notícias expressaram sua preocupação com a situação atual da Argentina, caracterizada pela recessão econômica e pela ruptura do tecido social.

Cresceu significativamente o número de pessoas que estão abaixo da linha da pobreza. para garantir, pelo menos uma refeição diária, estas pessoas dependem dos sopões, organizados em diferentes bairros. O número de pessoas em situação de rua também aumentou, em consequência do aumento do desemprego. Em contrapartida, fortalecem-se os modelos de produção exploradores e saqueadores da natureza. As organizações presentes na reunião manifestam sua solidariedade com o povo da Argentina.

* Alianza de Iglesias Presbiterianas y Reformadas de América Latina (AIPRAL)

*Federación Universal de Movimientos Estudiantiles Cristianos-FUMEC)

* Asociación Mundial para la Comunicación Cristiana (WACC-Región América Latina)

* Consejo Latinoamericano de Iglesias (CLAI)

* Centro Regional Ecuménico de Asesoría y Servicios (CREAS)

*Consejo Nacional de Iglesias Cristianas de Brasil- CONIC

*Paz y Esperanza (PerU)

* Fundação Luterana de Diaconia