Desinformação e pandemia entre os povos indígenas é o tema do terceiro episódio da série “Não bote fé nas fake news” – Ecumenismo | Movimentos Sociais | Notícias | Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Ecumenismo Movimentos Sociais Notícias

Data: 30.05.22

Desinformação e pandemia entre os povos indígenas é o tema do terceiro episódio da série “Não bote fé nas fake news”

 

O terceiro episódio da série “Não bote fé nas fake news” fala sobre a desinformação espalhada por grupos religiosos entre povos indígenas durante a pandemia, em especial as mentiras envolvendo falsas consequências da vacinação. Para isso, Bianca Pyl e Luis Brasilino acompanham o depoimento de Clarice Tukano, da Terra Indígena do Alto Rio Negro, e conversam com a jornalista e antropóloga Mariana Mandelli, coordenadora de comunicação do Instituto Palavra Aberta, uma organização da sociedade civil que tem como objetivo a defesa da liberdade de expressão e a responsabilidade na comunicação. Leia aqui o artigo citado no episódio: “Fake news e desinformação levam indígenas a recusarem vacina” (https://bit.ly/3ljmOuG). 

Ouça em seu tocador de podcasts favorito ou no site do Le Monde Diplomatique Brasil.

A série “Não bote fé nas fake news”, parceria do Guilhotina com a CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço, analisa o fenômeno da desinformação e seus impactos entre as comunidades de fé. Para entender como o fundamentalismo religioso age por meio da desinformação e quais seus objetivos políticos, Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem convidadas e convidados que pesquisam, atuam e que foram vítimas dessa fábrica de manipulação. Acompanhe em cinco episódios, publicados sempre às segundas-feiras.

Gravação, edição e sonorização: Rádio Tertúlia.