EaD FORMAS SOLIDÁRIAS DE FAZER ECONOMIA

De 28 de maio até 30 de julho de 2019
Inscrições até 12 de abril

Este curso, em sua segunda edição, e que ocorrerá de 28 de maio a 28 de julho de 2019, foi elaborado a partir das experiências que diversas pessoas e coletivos têm na vivência de formas solidárias de fazer economia, falando sobre o que é economia solidária, qual a sua história, os seus princípios, os sujeitos coletivos que compõem a economia solidária, os seus instrumentos, redes, cadeias, finanças, comércio e produção, dicas para a constituição e fortalecimento de empreendimentos econômicos solidários, sua relação com a educação popular e as políticas públicas voltadas ao fortalecimento da economia solidária. O Curso faz parte do projeto Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática, apoiado pela União Europeia e desenvolvido por CAMP, em parceria com a Abong, CESE e CFEMEA.

O conteúdo do curso está organizado em vídeo-aulas e pequenos textos, produzidos por educadores/as com experiência, e depoimentos de pessoas que vivenciam a economia solidária e mostram como ela tem mudado vidas, comunidades e realizado pequenas, mas significativas, transformações sociais.

Em cada módulo do curso há pausas pedagógicas para a reflexão. Nessas pausas você será convidada/o a participar de momentos de debate virtual nos fóruns da nossa sala de aula virtual com as/os demais colegas da turma, e para cada módulo haverá também atividades individuais de produção textual que nos orientará sobre como acompanhar cada educanda/o de forma mais personalizada ao longo do curso.

Além dos fóruns para debate dos temas apresentados, há também um fórum virtual exclusivo para o compartilhamento das dúvidas e sugestões com as/os colegas e com a/o tutora/o.

O Curso ocorrerá de 28 de maio até 30 de julho de 2019.

Objetivo do curso: Proporcionar reflexões sobre as práticas de economia solidária e sua capacidade de resistência democrática num momento de desmantelamento de direitos e políticas construídas ao longo dos últimos anos. Fortalecer laços entre sujeitos de diferentes regiões do país que buscam formas alternativas e solidárias de fazer economia.

Carga horária: 60 horas a distância – EaD/online (em 9 semanas), com média de 6 horas de estudo/atividade por semana.

Vagas: 60

Perfil do Público: pessoas que trabalham na perspectiva de fortalecer formas alternativas e solidárias de fazer economia, participando de empreendimentos solidários (finanças, agricultura, serviços, artesanato, reciclagem, alimentação, confecção, etc), entidades de apoio ou na gestão de políticas públicas.

Requisito: É necessário que o/a inscrito/a seja indicado por algum coletivo solidário, organização da sociedade civil (OSC) ou órgão público que atue em políticas de incentivo a formas alternativas e solidárias de solidária.

Conteúdos e Módulos:

Módulo 1 – Economia Solidária: Origens, Princípios e Sujeitos

História da economia solidária desde as suas origens até a sua constituição mais recente aqui no Brasil; princípios que orientam essas práticas e sujeitos coletivos que as mobilizam.

Módulo 2 – Educação Popular e Economia Solidária

Conceitos básicos da educação popular, sua história que se entrelaça com a história da economia solidária; princípios da educação popular e dicas metodológicas voltadas ao fortalecimento de coletivos.

Módulo 3 – Conceitos Básicos da Economia Solidária

Conceitos básicos da economia solidária, sua relação com a territorialidade, a força da articulação em redes e cadeias, as potencialidades das finanças solidárias e a da comercialização através do comércio justo solidário e do consumo consciente.

Módulo 4 – Como Organizar um Coletivo de Economia Solidária

Com dicas práticas, um passo a passo de como conduzir as discussões num grupo que está se constituindo ou quer se fortalecer; dicas de como formalizar um coletivo solidário e de como mobilizar recursos para o seu fortalecimento.

Módulo 5 – Economia Solidária como Resistência ao Capitalismo

A radicalidade da economia solidária na contraposição ao modo capitalista e os principais dilemas que a sociedade capitalista vem reproduzindo há séculos e que devem ser superados através das práticas da economia solidária: os cuidados com o meio ambiente, a construção de novas relações de gênero, etnia e de trabalho que superem as relações hierárquicas de mando e obediência.

Módulo 6 – Economia Solidária e Políticas Públicas

Breve histórico e estratégias das políticas públicas voltadas ao fortalecimento da economia solidária; leis criadas para fortalecer a economia solidária e os canais que os movimentos populares podem acessar para incidir na formulação de políticas e na definição dos orçamentos públicos.

Como Participar:

Para fazer sua inscrição, acesse aqui. Ou copie e cole o link baixo em seu navegador

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfZNrqS1vg_QdANOTvdeIWS3Y5e_azlUdA_jA8dI6UzlOK7Jw/viewform

Prazo de inscrições até às 23h59 do dia 12 de abril de 2019.

A partir das inscrições, será realizado um processo de seleção, com base em critérios de equilíbrio geográfico e diversidade de experiências em economia solidária.

O resultado da seleção será divulgado até o dia 3 de maio de 2018.

A formação é gratuita e o/a selecionado/a deve assumir o compromisso de participação e realização das atividades.

Qualquer dúvida entre em contato através do e-mail: formacao@abong.org.br ou helenabinsely@gmail.com