- Home
- Notícias
- Edital para o Concurso do Cartaz da Semana de Oração pela Unidade Cristã – edição 2020
Edital para o Concurso do Cartaz da Semana de Oração pela Unidade Cristã – edição 2020
10 de novembro de 2019
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) torna público a realização do Concurso do Cartaz da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), edição 2020, um evento que ocorre em todo o Brasil e objetiva propor a reflexão e o diálogo sobre a importância da unidade cristã (Jo 17:21). O tema da SOUC será: “Gentileza gera gentileza” (Cf.: At 28:2).
O Concurso convida pessoas de todo o país a enviarem propostas de arte para compor o Cartaz da SOUC. A arte precisa estar em formato vertical para melhor aplicação nas demais peças gráficas que o CONIC for desenvolver posteriormente. Desenhos na horizontal serão eliminados. A arte deve estar disponível em dois formatos: PNG (imagem) e PDF (alta resolução).
Contexto
O artista precisa ter conhecimento do teor do texto bíblico contido em Atos 28:2 – contexto em que Paulo é acolhido após um naufrágio em seu navio. O relato informa que tais pessoas usaram de muita receptividade e gentileza para com o apóstolo, então forasteiro. A ideia é mostrar a importância da prática da acolhida àqueles que chegam até nós hoje. É recomendável que o artista leia Atos 27 e Atos 28:1,2 para uma maior compreensão da cena.
Consideramos importantes os seguintes elementos:
• Um barco
• Pessoas sendo recebidas (acolhidas)
• Gestos de gentileza para com a humanidade e a natureza (criação)
• A frase: “Gentileza gera gentileza”
Elementos para inspiração:
• Refugiados
• Mãos (que acolhem)
• Fogo (que aquece)
• Pescadores/pescadoras
Premiação
A premiação será de R$ 1.000,00 (mil reais) para a arte escolhida.
Prazos
Envio das artes por e-mail: 14/11/2019 a 14/12/2019
Avaliação das artes enviadas: 16/12/2019
Divulgação do(a) ganhador(a): 18/12/2019
Entrega da premiação: 19/12/2019
CLIQUE AQUI para acessar o Edital em PDF e obter todas as informações necessárias para a participação.
Para acessar o Edital em Word, CLIQUE AQUI.
Fonte: CONIC
VEJA O
QUE FALAM
SOBRE NÓS
A CESE é a marca do ecumenismo na defesa de direitos. É serviço aos movimentos populares nas lutas por justiça. Parabéns à Diretoria e equipe da CESE pela persistência e compromisso, sempre renovado nesses cinquenta anos, de preservação da memória histórica na defesa da democracia em nosso país.
A relação de cooperação entre a CESE e Movimento Pesqueiro é de longa data. O apoio político e financeiro torna possível chegarmos em várias comunidades pesqueiras no Brasil para que a gente se articule, faça formação política e nos organize enquanto movimento popular. Temos uma parceria de diálogos construtivos, compreensível, e queremos cada vez mais que a CESE caminhe junto conosco.
Conheço a CESE desde 1990, através da Federação de Órgãos para Assistência Social (FASE) no apoio a grupos de juventude e de mulheres. Nesse sentido, foi uma organização absolutamente importante. E hoje, na função de diretor do Programa País da Heks no Brasil, poder apoiar os projetos da CESE é uma satisfação muito grande e um investimento que tenho certeza que é um dos melhores.
Comecei a aproximação com a organização pelo interesse em aprender com fundo de pequenos projetos. Sempre tivemos na CESE uma referência importante de uma instituição que estava à frente, na vanguarda, fazendo esse tipo de apoio com os grupos, desde antes de outras iniciativas existirem. E depois tive oportunidade de participar de outras ações para discutir o cenário político e também sobre as prioridades no campo socioambiental. Sempre foi uma troca muito forte.
Somos herdeiras do legado histórico de uma organização que há 50 anos dá testemunho de uma fé comprometida com o ecumenismo e a diaconia profética. Levar adiante esta missão é compromisso que assumimos com muita responsabilidade e consciência, pois vivemos em um país onde o mutirão pela justiça, pela paz e integridade da criação ainda é uma tarefa a se realizar.
Quero muito agradecer pela parceria, pelo seu histórico de luta com os povos indígenas. Durante todo o tempo que fui coordenadora executiva da APIB e representante da COIAB e da Amazônia brasileira, nós tivemos o apoio da CESE para realizar nossas manifestações, nosso Acampamento Terra Livre, para as assembleias locais e regionais. Tudo isso foi muito importante para fortalecer o nosso protagonismo e movimento indígena do Brasil. Deixo meus parabéns pelos 50 anos e seguimos em luta.
A família CESE também faz parte do movimento indígena. Compartilhamos das mesmas dores e alegrias, mas principalmente de uma mesma missão. É por um causa que estamos aqui. Fico muito feliz de poder compartilhar dessa emoção de conhecer essa equipe. Que venham mais 50 anos, mais pessoas comprometidas com esse espírito de igualdade, amor e fraternidade.
A CESE foi criada no ano mais violento da Ditadura Militar, quando se institucionalizou a tortura, se intensificaram as prisões arbitrárias, os assassinatos e os desaparecimentos de presos políticos. As igrejas tiveram a coragem de se reunir e criar uma instituição que pudesse ser um testemunho vivo da fé cristã no serviço ao povo brasileiro. Fico muito feliz que a CESE chegue aos 50 anos aperfeiçoando a sua maturidade.
Há vários anos a CESE vem apoiando iniciativas nas comunidades quilombolas do Pará. A organização trouxe o empoderamento por meio da capacitação e formação para juventude quilombola; tem fortalecido também o empreendedorismo e agricultura familiar. Com o apoio da CESE e os cursos oferecidos na área de incidência política conseguimos realizar atividades que visibilizem o protagonismo das mulheres quilombolas. Tudo isso é muito importante para a garantia e a nossa permanência no território.
Minha história com a CESE poderia ser traduzida em uma palavra: COMUNHÃO! A CESE é uma Família. Repito: uma Família! Nos dois mandatos que estive como presidente da CESE pude experimentar a vivência fraterna e gostosa de uma equipe tão diversificada em saberes, experiências de fé, histórias de vida, e tão unida pela harmonia criada pelo Espírito de Deus e pelo único desejo de SERVIR aos mais pobres e vulneráveis na conquista e defesa dos seus direitos fundamentais. Louvado seja Deus pelos 50 anos de COMUNHÃO e SERVIÇO da CESE! Gratidão por tudo e para sempre!