- Home
- Notícias
- Edital para o Concurso do Cartaz da Semana de Oração pela Unidade Cristã – edição 2020
Edital para o Concurso do Cartaz da Semana de Oração pela Unidade Cristã – edição 2020
10 de novembro de 2019
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) torna público a realização do Concurso do Cartaz da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), edição 2020, um evento que ocorre em todo o Brasil e objetiva propor a reflexão e o diálogo sobre a importância da unidade cristã (Jo 17:21). O tema da SOUC será: “Gentileza gera gentileza” (Cf.: At 28:2).
O Concurso convida pessoas de todo o país a enviarem propostas de arte para compor o Cartaz da SOUC. A arte precisa estar em formato vertical para melhor aplicação nas demais peças gráficas que o CONIC for desenvolver posteriormente. Desenhos na horizontal serão eliminados. A arte deve estar disponível em dois formatos: PNG (imagem) e PDF (alta resolução).
Contexto
O artista precisa ter conhecimento do teor do texto bíblico contido em Atos 28:2 – contexto em que Paulo é acolhido após um naufrágio em seu navio. O relato informa que tais pessoas usaram de muita receptividade e gentileza para com o apóstolo, então forasteiro. A ideia é mostrar a importância da prática da acolhida àqueles que chegam até nós hoje. É recomendável que o artista leia Atos 27 e Atos 28:1,2 para uma maior compreensão da cena.
Consideramos importantes os seguintes elementos:
• Um barco
• Pessoas sendo recebidas (acolhidas)
• Gestos de gentileza para com a humanidade e a natureza (criação)
• A frase: “Gentileza gera gentileza”
Elementos para inspiração:
• Refugiados
• Mãos (que acolhem)
• Fogo (que aquece)
• Pescadores/pescadoras
Premiação
A premiação será de R$ 1.000,00 (mil reais) para a arte escolhida.
Prazos
Envio das artes por e-mail: 14/11/2019 a 14/12/2019
Avaliação das artes enviadas: 16/12/2019
Divulgação do(a) ganhador(a): 18/12/2019
Entrega da premiação: 19/12/2019
CLIQUE AQUI para acessar o Edital em PDF e obter todas as informações necessárias para a participação.
Para acessar o Edital em Word, CLIQUE AQUI.
Fonte: CONIC
VEJA O
QUE FALAM
SOBRE NÓS
Quero muito agradecer pela parceria, pelo seu histórico de luta com os povos indígenas. Durante todo o tempo que fui coordenadora executiva da APIB e representante da COIAB e da Amazônia brasileira, nós tivemos o apoio da CESE para realizar nossas manifestações, nosso Acampamento Terra Livre, para as assembleias locais e regionais. Tudo isso foi muito importante para fortalecer o nosso protagonismo e movimento indígena do Brasil. Deixo meus parabéns pelos 50 anos e seguimos em luta.
A CESE completa 50 anos de testemunho de fé ativa no amor, faz jus ao seu nome. Desde o início, se colocou em defesa dos direitos humanos, denunciou atos de violência e de tortura, participou da discussão de grandes temas nacionais, apoiou movimentos sociais de libertação. Parabéns pela atuação profética, em prol da unidade e da cidadania. Que Deus continue a fazer da CESE uma benção para muitos.
A CESE é a marca do ecumenismo na defesa de direitos. É serviço aos movimentos populares nas lutas por justiça. Parabéns à Diretoria e equipe da CESE pela persistência e compromisso, sempre renovado nesses cinquenta anos, de preservação da memória histórica na defesa da democracia em nosso país.
Ao longo desses 50 anos, fomos presenteadas pela presença da CESE em nossas comunidades. Nós somos testemunhas do quanto ela tem de companheirismo e solidariedade investidos em nossos territórios. E isso tem sido fundamental para que continuemos em luta e em defesa do nosso povo.
A CESE foi criada no ano mais violento da Ditadura Militar, quando se institucionalizou a tortura, se intensificaram as prisões arbitrárias, os assassinatos e os desaparecimentos de presos políticos. As igrejas tiveram a coragem de se reunir e criar uma instituição que pudesse ser um testemunho vivo da fé cristã no serviço ao povo brasileiro. Fico muito feliz que a CESE chegue aos 50 anos aperfeiçoando a sua maturidade.
A gente tem uma associação do meu povo, Karipuna, na Terra Indígena Uaçá. Por muito tempo a nossa organização ficou inadimplente, sem poder atuar com nosso povo. Mas, conseguimos acessar o recurso da CESE para fortalecer organização indígena e estruturar a associação e reorganizá-la. Hoje orgulhosamente e muito emocionada digo que fazemos a Assembleia do Povo Karipuna realizada por nós indígenas, gerindo nosso próprio recurso. Atualmente temos uma diretoria toda indígena, conseguimos captar recursos e acessar outros projetos. E isso tudo só foi possível por causa da parceria com a CESE.
A relação de cooperação entre a CESE e Movimento Pesqueiro é de longa data. O apoio político e financeiro torna possível chegarmos em várias comunidades pesqueiras no Brasil para que a gente se articule, faça formação política e nos organize enquanto movimento popular. Temos uma parceria de diálogos construtivos, compreensível, e queremos cada vez mais que a CESE caminhe junto conosco.
Comecei a aproximação com a organização pelo interesse em aprender com fundo de pequenos projetos. Sempre tivemos na CESE uma referência importante de uma instituição que estava à frente, na vanguarda, fazendo esse tipo de apoio com os grupos, desde antes de outras iniciativas existirem. E depois tive oportunidade de participar de outras ações para discutir o cenário político e também sobre as prioridades no campo socioambiental. Sempre foi uma troca muito forte.
Nós, do SOS Corpo, mantemos com a CESE uma parceria de longa data. Temos objetivos muito próximos, queremos fortalecer os movimentos sociais porque acreditamos que eles são sujeitos políticos de transformação. Seguiremos juntas. Um grande salve aos 50 anos. Longa vida à CESE
Minha história com a CESE poderia ser traduzida em uma palavra: COMUNHÃO! A CESE é uma Família. Repito: uma Família! Nos dois mandatos que estive como presidente da CESE pude experimentar a vivência fraterna e gostosa de uma equipe tão diversificada em saberes, experiências de fé, histórias de vida, e tão unida pela harmonia criada pelo Espírito de Deus e pelo único desejo de SERVIR aos mais pobres e vulneráveis na conquista e defesa dos seus direitos fundamentais. Louvado seja Deus pelos 50 anos de COMUNHÃO e SERVIÇO da CESE! Gratidão por tudo e para sempre!