Equipe da CESE se reúne e planeja ações para 2020 – Notícias | Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Notícias

Data: 29.01.20

Equipe da CESE se reúne e planeja ações para 2020

A equipe executiva da CESE esteve reunida no Instituto Frei Ludovico – Salvador, nos dias 27 e 28 de janeiro, para dois dias de trabalho e reflexão sobre as ações em 2020. O objetivo da reunião foi planejar as atividades, definir prioridades e refletir sobre os principais desafios do contexto político brasileiro.

Para iniciar os trabalhos, a CESE contou com a consultoria de Rita Nascimento na condução de práticas de autocuidado. Rita trouxe para o grupo a conexão dos quatros elementos da natureza, seus significados e influência na vida humana. Além de conhecer a força de cada elemento natural, os/as colaboradores/as da organização tiveram a oportunidade de praticar técnicas de respiração e se energizar antes de iniciar a reunião.

Para Wellington Araújo, auxiliar de serviços da CESE, essa dinâmica de abertura foi muito importante para relaxar e colocar todas as pessoas em sintonia: “Com a mente mais calma ficou mais fácil a gente se escutar e entrar em sintonia. Isso torna o trabalho menos cansativo e mais prazeroso. ”, afirma Wellington.

A pauta do planejamento começou com uma breve análise de conjuntura do Brasil atual, uma realidade nova para o campo das resistências. Um dos assuntos levantados pela equipe foram os desmontes das políticas voltadas para as populações tradicionais, trabalhadores/as, mulheres, população negra e juventude, como também o crescimento do fundamentalismo religioso e a criminalização dos movimentos e das organizações ambientalistas e populares.

Para Antônia Soares, telefonista e recepcionista da organização, falar sobre o contexto é de extrema importância não apenas para entender o que acontece no país, mas para também compreender melhor como a organização se posiciona e mantém sua linha estratégica de enfrentamento: “O que me chamou mais atenção é a falta de compromisso do governo com meio ambiente. São as queimadas na Amazônia, o óleo nas praias do Nordeste e mortes de indígenas. A CESE vai seguir denunciando e apoiando projetos. ”, enfatizou Antônia.

 

Durante o encontro, houve a retomada do processo de avaliação do ano anterior, a projeção da previsão orçamentária, debates e trabalhos em grupos sobre eixos temáticos e linhas de atuação da instituição: Projetos; Formação; Diálogo e Articulação; Ecumenismo; Comunicação; Incidência Política e Gestão Institucional.

Como já sabemos, a atividade de planejamento além de extrema importância para o desenvolvimento das ações durante o ano, tem sido também um momento bastante agradável para a equipe. ”, declarou Gael Ferreira, analista Adm. Financeiro. “Vivemos dois dias intensos de trabalho e para mim o maior destaque foi a metodologia aplicada, em que os trabalhos em grupo permitiram que colaboradores/as tivessem oportunidade de conhecer e opinar sobre todas as áreas do trabalho que a CESE realiza. ”, concluiu.