Equipe e diretoria institucional se reúnem para encontro anual de avaliação da CESE

O ano de 2022 marcou o retorno oficial da CESE às atividades presenciais. Após dois anos de atividades remotas por conta da pandemia de Covid-19, a equipe voltou para o escritório e, aos poucos, foi reavivando a troca de experiências presencial e direta com os grupos apoiados pela organização, com as igrejas e tantas/os outras/os parceiras/os de luta.

Foram muitas atividades e a CESE esteve presente em muitas frentes ao longo do ano. Para analisar os resultados e desafios observados neste ano e os esperados para 2023, a equipe da CESE e sua diretoria institucional se reuniram  nesta segunda-feira (12) para realizar a avaliação anual da organização.

Ao conduzir a acolhida de toda equipe para este momento de avaliação, a diretora executiva da CESE, Sônia Mota, destacou presença da diretoria institucional. “Temos sempre contado com a participação da nossa diretoria e ela tem nos apoiado com olhar e leitura atentas, colocações e orações, ofertando também o seu apoio espiritual, que nos acolhe no nosso dia a dia”, declarou.

Os últimos quatro anos foram marcados por diversos ataques aos movimentos sociais, às estruturas da democracia e a toda e qualquer pessoa ou instituição ligada à defesa de direitos. Diante desse contexto, o dia foi iniciado com uma análise de conjuntura, em que todos/as discutiram os impactos desses acontecimentos na organização e nas igrejas.

Um dos primeiros momentos do dia foi a exibição do vídeo com a retrospectiva de fatos que marcaram o ano no Brasil e principalmente no cotidiano da organização. A exposição das principais atividades realizadas no ano culminou com a apresentação dos principais eixos de ação da organização: Diálogo e Articulação; Formação; Incidência Política; Projetos; Comunicação; Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso; e Gestão.

No campo do apoio a pequenas projetos, foram um total de 372 iniciativas apoiadas, beneficiando dezenas de milhares de famílias. As formações, que vêm se tornando cada vez mais uma importante ferramenta alinhada ao serviço de projetos, somaram 19 encontros, levando a equipe e alguns grupos a Manaus, Brasília e também para Salvador.

Dentre movimentos urbanos, do campo, negros, indígenas, quilombolas, extrativistas, juventudes, entre outros segmentos, as formações envolveram mais de 200 organizações e garantiu a participação majoritária de mulheres e populações negras.

A CESE também marcou presença no campo ecumênico e do diálogo inter-religioso. Foram diversas ações de incidência diante de uma conjuntura política conturbada que vinha sendo instalada no país nos últimos quatro anos, com destaque para o Tapiri Ecumênico e Inter-religioso e Ato dos Mártires da Floresta Amazônica, realizados na 10ª do Fórum Social Pan-amazônico (Fospa), em Belém (PA).

Além destes, a CESE também realizou a Caravana Ecumênica em solidariedade aos Guarani e Kaiowá, no Mato Grosso do Sul; a Campanha Primavera para a Vida com participação da ativista negra Benilda Brito, da jornalista Magali Cunha e do teólogo Leonardo Boff; o Memorial Vivo, ato inter-religioso em homenagem às vítimas de covid-19; e o Dia do Ubuntu, um ato simbólico de solidariedade ao Terreito Ilê Axé Toalegi, em Salvador.

O dia foi encerrado com um convite a todas/os as/os presentes para um momento devocional, do advento ecumênico, o tempo litúrgico para a chegada de Jesus. Em meio à uma celebração em que toda a equipe desejou bons votos – de saúde, paz, alegria, sabedoria, fé, resistência – para o próximo ano, a vice-presidenta da CESE, Eleni Rangel, conduziu uma oração de esperança e resistência, para o tempo do Advento, de autoria de Cecilia Castillo Nanjarí.

“Que Deus, em sua imensa misericórdia, nos abrace e sustente amorosamente.

Que Jesus, em sua fraternidade sem limites, nos acompanhe cada dia no compromisso pela vida

Que a Ruah, com seu sopro divino, nos inspire com determinação e sabedoria na busca pela dignidade de cada ser vivo.

Seguimos esperançando amorosamente.

Seguimos esperançando fraternalmente.

Seguimos esperançando persistentemente.

Seguimos esperançando sabiamente.

SEGUIMOS!”

Seguimos firmes, fortes e resistentes. Seguimos esperançando!

Até 2023!

Assista ao vídeo da retrospectiva da CESE em 2022!

https://www.youtube-nocookie.com/embed/4Pu4sMa7OWE?feature=oembed&iv_load_policy=3&modestbranding=1&rel=0&autohide=1&playsinline=0&autoplay=0