Objetos, gravuras, vídeos, versículo bíblico, cantos, poesias e palavras que expressam sentimentos de indignação, gratidão e esperança: foram os sentidos trazidos pela equipe durante a dinâmica de acolhida na Reunião Final da CESE. A ideia foi proporcionar um clima de escuta coletiva sobre um ano marcado por crise humanitária e política no país. O último encontro virtual reuniu a equipe executiva e a diretoria institucional com o objetivo de preservar o momento de reflexão e celebração desse fechamento de ciclo.

Eleni Rangel, Primeira Secretária da CESE e representante da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB), faz um balanço das sensações compartilhadas. Para ela, o contexto político e as mudanças drásticas na vida social, explicam a exaustão coletiva, mas trazem também sentimentos positivos: “Apesar do cansaço físico e emocional, descobrimos nossa capacidade de adaptação, nos saímos bem apesar de tudo. Tristeza no pano de fundo por causa do cotidiano, mas com sentimento profunda de gratidão.”, afirma a presbítera.

Em um ano atípico de pandemia e alastramento das desigualdades, o Natal chega como um tempo de esperança e expectativa de dias melhores: “Deus veio ao mundo na forma de recém-nascido. Uma maneira transformadora e poderosa, ainda que tão frágil.  E trouxe mudanças inimagináveis na vida de pessoas. Uma nova oportunidade para raça humana, a esperança do renovo, um exemplo de como caminhar.”, relembra Eleni Rangel.

Além do momento celebrativo, a equipe refletiu sobre os desafios institucionais na atual conjuntura, a nova dinâmica de trabalho e ajustes nas ações planejadas.

É interessante perceber como apoio a projetos tem ênfase no fazer da CESE. É referência histórica. A CESE foi zelosa, mesmo com tantas adversidades.  Não significa dizer esteja ou está sendo fácil. Tem peso na equipe e repercute no trabalho cotidiano.”, avalia Olga Matos, assessora de projetos e formação.

A CESE teve uma capacidade convocatória admirável não só nas ações institucionais, mas também nas atividades de outros grupos. As organizações e movimentos sociais contaram com apoio, mediação, convocação e participação da organização em vários espaços.  Competência técnica, força e energia espiritual juntaram pessoas e vontades para que as coisas não ficassem à deriva.”, conclui José Carlos Zanetti, também assessor de projetos de formação da organização.

Para encerrar o momento coletivo, Pe. Marcus Barbosa, presidente da CESE, trouxe a oração de José Tolentino Mendonça, cardeal, poeta e teólogo português:

Livra-nos deste vírus e de todos os outros.

Livra-nos, Senhor, deste vírus, mas também de todos os outros que se escondem dentro dele.

Livra-nos do vírus do pânico disseminado, que em vez de construir sabedoria nos atira desamparados para o labirinto da angústia.

Livra-nos do vírus do desânimo que nos retira a fortaleza de alma com que melhor se enfrentam as horas difíceis.

Livra-nos do vírus do pessimismo, pois não nos deixa ver que, se não pudermos abrir a porta, temos ainda possiblidade de abrir janelas.

Livra-nos do vírus do isolamento interior que desagrega, pois o mundo continua a ser uma comunidade viva.

Livra-nos do vírus do individualismo que faz crescer as muralhas, mas explode em nosso redor todas as pontes.

Livra-nos do vírus da comunicação vazia em doses massivas, pois essa se sobrepõe à verdade das palavras que nos chegam do silêncio.

Livra-nos do vírus da impotência, pois uma das coisas mais urgentes a aprender é o poder da nossa vulnerabilidade.

Livra-nos, Senhor, do vírus das noites sem fim, pois não deixas de recordar que Tu Mesmo nos colocaste como sentinelas da aurora.

José Tolentino Mendonça

Nesse encontro, os/as funcionários/as e diretoria também apreciaram o trabalho desenvolvido nos últimos dois meses, realizaram informes e trouxeram expectativas para o ano de 2021. Hoje, 15.12, a coordenação e membros da direção institucional finalizam essa atividade.