Feijoada solidária e ato em defesa de defensoras/es de direitos

A CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço) celebra a chegada da nova estação com a 18ª edição da sua Campanha Primavera para a Vida. Neste ano, a iniciativa abraça o tema “Bem Aventuradas as Vidas que Defendem os Direitos, a Justiça e a Paz”, trazendo a discussão sobre assassinatos e criminalização de defensores e defensoras de direitos humanos e dos movimentos sociais.

Segundo dados divulgados pela Anistia Internacional, o número estimado de defensores/as dos direitos humanos mortos/as em todo o mundo desde a adoção da Declaração sobre Defensores dos Direitos Humanos, em 1998, é de 3.500 pessoas. Conforme a mesma fonte, em 2016, a maioria dos assassinatos documentados de defensores e defensoras de direitos humanos no mundo aconteceram no Brasil. Se formos considerar unicamente a situação no campo, dados da Comissão Pastoral da Terra – CPT indicam que o número de pessoas assassinadas por defenderem seus direitos de acesso à terra, água e território foi de 73 somente no ano de 201 (31 das quais como resultado de massacres). Outras formas de violência também cresceram: 120 tentativas de assassinato, 226 ameaças de morte, 06 pessoas torturadas e 263 presas.

A Campanha “Bem–aventuradas as vidas que defendem os Direitos, a Justiça e a Paz” nos ajudará a refletir sobre este crescente ambiente de ódios e intolerâncias.  Consideramos  importante refletir sobre as lições e provocações advindas das bem-aventuranças em nossos grupos de estudo bíblico, nas escolas dominicais, na catequese e em outros espaços possíveis da atividade eclesial para sensibilizar e comprometer as comunidades com defensores/as de direitos.

As bem-aventuranças desafiam a uma espiritualidade comprometida com os pobres e com as pessoas que têm fome e sede de justiça, convocando à prática da solidariedade e da misericórdia. “Acreditamos que o amor é mais forte que o ódio. Acreditamos que vale a pena continuar sendo fiéis ao evangelho libertador de Jesus Cristo. Acreditamos que muitas pessoas são solidárias e comprometidas com a construção do Reino de Deus”.

PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA

15 DE SETEMBRO: LANÇAMENTO OFICIAL DA CAMPANHA (Museu de Arte da Bahia- Corredor da Vitória – ESTACIONAMENTO)

10:00: Roda de Diálogo: A situação dos defensores/as de DHs na Bahia

12:00: Tradicional Feijoada Solidária (no valor de R$ 30), com música ao vivo e sorteio de brindes. Toda a renda arrecadada com as ações desse dia será revertida para projetos sociais que a CESE apoia.

Os convites estão disponíveis na recepção da CESE (Rua da Graça, 150), crédito/débito. Tel.: (71) 2104-5457

DIA 24 DE SETEMBRO: Ato inter religioso na pracinha em frente a Gamboa de Baixo, uma comunidade pesqueira com 350 famílias altamente estigmatizada e visada pelo capital imobiliário, a qual luta para permanecer em seu território e preservar sua cultura e seu direito à moradia. Realizada  no início da Primavera, o ato público se propõe como um momento de solidariedade das diversas religiões com aquela comunidade, de denúncia às violações de direitos a que moradores e moradoras da Gamboa são submetidos na luta pela resistência em seus espaços; e anúncio de um futuro esperançosamente próximo da existência digna desses povos.