#JulhoDasPretas #OcupaçãoVirtual #JulhoDasPretas2020 – Sem categoria | Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Sem categoria

#JulhoDasPretas #OcupaçãoVirtual #JulhoDasPretas2020

O Julho das Pretas é uma estratégia de incidência política desenvolvida a partir de uma agenda conjunta e propositiva com movimentos de mulheres negras da Bahia, Região Nordeste, e mais alguns estados do país, voltada para o fortalecimento das organizações de mulheres negras. Todos os anos se articulam para escolha de um tema geral daquele ano, que dialogue com a conjuntura política e os desafios das mulheres negras. Idealizado em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, o Julho das Pretas celebra o 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina-americana e Caribenha, e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

Este ano, em função da pandemia mundial, as Mulheres Negras da Bahia substituíram a proposta da tradicional marcha unificada, pela Ocupação Virtual 24h das Pretas. A ideia é ocupar as redes sociais durante as 24h do dia 25 de julho, com os mais diversos temas e expressões políticas do movimento de mulheres negras.

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A AGENDA

Na 8ª edição, o Julho das Pretas vem com o tema ”Em Defesa das Vidas Negras, pelo Bem Viver”. O chamamento do Julho dialoga com o momento político internacional, que tem clamado pela importância da defesa da vida das pessoas negras. O movimento ”Vidas Negras Importam” tem agregado força mundial e denuncia o genocídio da população negra e a valorização das Vidas Negras em suas pluralidades de vida e condições de morte.

O Bem Viver vem como projeto político que aposta, desde a Marcha das Mulheres Negras em 2015, como a utopia de desmonte desta sociedade para a construção de uma nova, em que os seres humanos vivam em igualdade, e que se acabem as violências estruturais decorrentes dos processos de colonização. E isso, em um momento de crise (reorganização) do capitalismo global, em que povos oprimidos do mundo inteiro se levantam para dizer que precisamos construir outro modelo civilizatório que quebre com os parâmetros eurocêntricos.

Nesse clima de força que o Julho das Pretas organiza a  Ocupação Virtual.  Para inscrição de atividades, foi disponibilizado um formulário , acesse aqui. 
Contato: julhodaspretas25@gmail.com  / Instagram: @julho_das_pretas / Facebook: https://www.facebook.com/julhodaspretas/

As mulheres negras seguem em marcha pelo Bem Viver!
#julhodaspretas2020 #vozesnegrasimportam #bemviver

 

A CESE reafirma publicamente o compromisso com a luta antirracista em sua Política Institucional de Equidade Racial na qual estão definidas estratégias para a superação do racismo no âmbito da gestão e ação institucionais,  apoiando, há 47 anos, iniciativas para o fortalecimento da luta por equidade racial e de gênero, como o Julho das Pretas.