#JulhodasPretas: CESE reafirma Política de Equidade Racial - CESE - Coordenadoria Ecumênica de Serviço" /> #JulhodasPretas: CESE reafirma Política de Equidade Racial - CESE - Coordenadoria Ecumênica de Serviço" />

A CESE, organização ecumênica que atua na promoção, defesa e garantia de direitos, identifica e reconhece a existência do racismo individual, institucional e estrutural na construção histórica do Estado e da sociedade brasileira e que esse racismo é gerador de injustiças contra a população negra.

Movida pela missão institucional de “fortalecer movimentos e grupos populares e outras organizações empenhados nas lutas por transformações políticas, econômicas e sociais que conduzam a estruturas em que prevaleça democracia com justiça na perspectiva dos direitos humanos”, a CESE reafirma publicamente o compromisso com a luta antirracista ao elaborar sua Política Institucional de Equidade Racial na qual estão definidas estratégias para a superação do racismo no âmbito da gestão e ação institucionais.

Os componentes classe, raça e gênero são os pilares das profundas desigualdades existentes no Brasil e fundamentam o racismo na sociedade. A violência contra o povo negro, especialmente contra as mulheres, o genocídio da juventude negra, o encarceramento em massa e a discriminação das religiões de matriz africana são apenas algumas das expressões indignantes do racismo brasileiro. É imperativo denunciar o racismo e, por outro lado, reafirmar a identidade, a cultura, a religiosidade, o pensamento desses segmentos, enquanto sujeitos históricos, e a sua contribuição para a formação da sociedade brasileira.

A partir do compromisso assumido na trajetória institucional e reafirmado nesta política, a CESE espera contribuir para a superação do racismo e avançar na promoção da justiça e da garantia de direitos do povo negro, maioria da população brasileira.

CONFIRA A POLÍTICA INSTITUCIONAL DE EQUIDADE RACIAL DA CESE