Lançamento: E-book ‘Fundamentalismos e Meio Ambiente’

O livro “Fundamentalismos e Meio Ambiente” é fruto dos debates gerados durante o seminário de mesmo nome, que reuniu diferentes perspectivas de como pensar o impacto dos fundamentalismos no cuidado com a nossa casa comum, seja no âmbito ambiental ou social, já que o momento político atual pede por uma compreensão de fundamentalismos que não engloba apenas o aspecto religioso, e sim ideais fundamentalismos também presentes na economia e na política. Fundamentalismos esses que impactam as realidades sociais e ambientais de maneiras atravessadas.

Em outubro de 2019, celebramos em Salvador, Bahia, os nossos 25 anos de presença ecumênica e serviço, promovendo o Seminário “Fundamentalismos e Meio Ambiente”. O seminário reuniu associados e parceiros de KOINONIA de diferentes organizações, movimentos e comunidades e lideranças religiosas. “O seminário acontece em concomitância à celebração do nosso jubileu de prata. Logo após o golpe militar de 1964, pessoas ligadas à extinta Confederação Evangélica do Brasil, atingidas pela repressão militar e eclesiástica, se reuniram para buscar formas de resistência à ditadura recém instalada. Primeiro, no Centro Evangélico de Informação (CEI), depois no Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI) e, finalmente, em KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço”, como relata Paulo Ayres Mattos, presidente de KOINONIA no início da publicação.

A publicação, organizada pelo teológo e professor Moisés Coppe apresenta contribuições de: Paulo Ayres Mattos, Zwinglio Dias, e do organizador, fazendo uma análise a partir da visão teológica e de conjuntura. A seguir é possível ler sobre as perspectivas de lideranças religiosas que vem resistindo em suas experiências comunitárias como o Ogan Lucas Cidreira, Pastor Ras André Guimarães, Mãe Mameto Kamurici.

Além disso a publicação também relata experiências de organizações baseadas em fé, por meio do Fórum Ecumênico ACT Brasil (FEACT Brasil) em ações relacionadas ao cuidado com bens naturais e a dignidade humana. Como a experiência de KOINONIA, relatada por Rafael Soares de Oliveira, na ajuda emergencial às vítimas do crime de rompimento de barragem em Brumadinho – MG; a experiência da campanha “Somos Amazônia” da Christian Aid Brazil,  trazida pela coordenadora Sarah De Roure,  em defesa do bioma e floresta Amazônica principalmente após os episódios de incêndios; e também as experiências compartilhadas por Sônia Mota, da CESE, em relação as Missões Ecumênicas, que em sua última edição teve como questão central a defesa das águas na região do cerrado baiano.

Por fim, o e-book também apresenta alguns “apontamentos para o cuidado com o Meio Ambiente e perspectivas críticas aos fundamentalismos”, moderada por Eliane Rolemberg, além de alguns relatos sobre a trajetória de KOINONIA nesses últimos 25 anos.

Ao mobilizarmos a solidariedade da comunidade ecumênica, desenvolvemos programas de produção de conhecimento, de informação e de educação, na construção de espaços democráticos que promovem a justiça e os direitos humanos, no marco de um desenvolvimento transformador, seguimos dando continuidade à luta das três instituições que nos antecederam, como KOINONIA.

Durante esses anos temos atuado na defesa de direitos dos territórios das comunidades negras tradicionais (quer dos terreiros de religiões de matriz africana, quer dos remanescentes quilombos), das populações urbanas que vivenciam situações limites provocadas pelo preconceito e pela discriminação: mulheres, jovens e a comunidade LGBTQI+. E a partir deste compromisso ecumênico, proporcionamos reflexões e ações sobre as mais diferentes formas de exclusão e de intolerância, principalmente as religiosas e de gênero. São 25 anos de muitas lembranças que nos movem a seguir em frente, esperançando e caminhando na promoção de direitos contra quaisquer fundamentalismos!

Baixar arquivo