Le Monde Diplomatique Brasil e CESE lançam podcast sobre fake news e religião na próxima segunda-feira (16)

Em parceria com a CESE, o Le Monde Diplomatique Brasil lança, na próxima segunda-feira (16), a série “Não Bote Fé nas Fake News”, nova produção do podcast Guilhotina. Semanalmente, a série irá tratar da relação entre as notícias falsas e as comunidades de fé e como essa união tem impactado a democracia brasileira. Ao todo, serão cinco episódios.

Cada um deles abordará um tema específico – passando pelo fundamentalismo religioso, o uso da mentira nas eleições, como as redes sociais favorecem a divulgação de mentiras e seu impacto entre povos indígenas durante a pandemia – e trará convidados/as que pesquisam, atuam e que foram vítimas dessa fábrica de manipulação.

A série também será acompanhada de um artigo escrito pela jornalista Dra. Magali Cunha, em parceria com a CESE, e que será publicado no site do Le Monde Diplomatique, também no dia 16 – o artigo e o primeiro episódio da série estarão disponíveis neste link. O texto explica como e por quê as fake news se propagam no meio cristão – com maior foco para as comunidades evangélicas –, sua relação com os fundamentalismos político e religioso e quais inciativas surgem nos últimos anos para combater essa onda de mentiras, também dentro do meio evangélico.

A divulgação massiva e orquestrada de fake news vem crescendo de forma exponencial no Brasil desde as eleições de 2018, mas esse movimento ganha elementos específicos quando voltamos nossa atenção para as comunidades de fé. Segundo pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 77,6% dos evangélicos afirmaram ter recebido desinformação por grupos ligados à sua religião no WhatsApp – o dobro do percentual verificado entre católicos/as (38,5%) e mais do que isso entre espíritas (35,7%) e fiéis de religiões de matriz africana (28,6%).

Os grupos evangélicos têm sido alvos mais frequentes das notícias falsas e isso tem produzido efeitos nocivos sobretudo à nossa democracia. Águas sagradas para combater o coronavírus, cristãos/as deixando de se vacinar por influência de suas lideranças pastorais, a briga com unhas e dentes pela manutenção dos cultos religiosos presenciais em tempos de distanciamento social. Todos esses são episódios que marcaram a pandemia no Brasil e foram ancorados em mentiras – vacinas com chips, fechamento das igrejas, etc.

A CESE, organização ecumênica formada por igrejas, vê esse cenário com preocupação. A comunidade cristã é inspirada pelo amor de Jesus Cristo, Sua justiça e verdade. A mentira não faz parte da Sua caminhada, muito menos da mensagem que Ele nos deixou. A fé não dialoga com a mentira. Diante desse contexto, é preciso lutar contra essa fábrica de manipulação.

Não se pode deixar que a mentira nos conduza. Mais do que nunca, a CESE considera fundamental fortalecer os mecanismos de busca pela verdade. Esse continuará sendo o nosso Compromisso de Fé.