LÚCIA SE DESPEDIU MAS NÃO SE FOI

Toda a equipe CESE, assim como dezenas de instituições e movimentos, está consternada com a perda tão precoce da guerreira negra e feminista Maria Lúcia Pereira dos Santos Silva.

Tendo vivido em situação de rua,  Maria Lúcia não usava discurso vitimista, entrou para o movimento social para cobrar, com força, reparação histórica políticas públicas para a população em situação de rua.

Transitou por secretarias, promoveu audiências públicas, se fez ouvir nos organismos de Direitos Humanos da ONU e, em nome do Movimento Nacional de População de Rua (MNPR), teve  importante participação no Fórum Social Mundial 2018.

Nas últimas semanas, o Movimento de Rua – Bahia discutia com o Movimento de Catadores/as uma política adequada de moradia para os/as que labutam e sobrevivem nas franjas da sociedade formal.

Com orgulho pudemos apoiar projetos locais e encontros nacionais fortalecendo suas causas e movimento, reconhecendo que a injustiça tem território, gênero, cor e classe. No último Encontro CESE- Movimentos Sociais que realizamos, aqui estava Lucia com sua  fala forte e lúcida denunciando as violações e invisibilidades por que passam o Povo de Rua, mas também nos encantando com seu sorriso largo de quem acreditava em sua luta.

Num momento de grandes violações e subtração de direitos, prosseguiremos com sua inspiração e energia na luta por um país mais justo, soberano e democrático.

Obrigada viu, Lúcia, anja negra guerreira e altiva!