Nosso Amoroso Revolucionário! – Movimentos Sociais | Notícias | Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Movimentos Sociais Notícias

Data: 02.03.22

Nosso Amoroso Revolucionário!

Há que endurecer sem perder a ternura jamais! Talvez a mais famosa frase de Che seja a que melhor defina a personalidade de Zanetti e expresse como ele encarava a vida e a luta! Nosso amigo lutador dos Direitos Humanos, nosso colega revolucionário, se encantou nos deixou sós.

Brincalhão e irreverente ele resolveu nos dar um baile em plena quarta-feira de cinzas. Como bom folião que era, não abria mão de sair no seu querido “Mudança do Garcia” para fazer o que mais sabia: Protestar. Nosso amado Zanetti partiu finalizando o carnaval.
Pelos corredores da CESE escutaremos sua gargalhada larga, sua alegria em receber as pessoas e sempre encontrar tempo para uma boa prosa na qual mesclava aspectos da vida cotidiana com análise de conjuntura. Militava apaixonado em defesa dos direitos humanos e da natureza com uma alegria contagiante.

A CESE, junto com tanta gente neste país que aprendeu a respeitá-lo, admirá-lo e amá-lo está profundamente abalada com a partida de um dos seus mais históricos colegas. Mesmo se afirmando um agnóstico, recorria aos profetas bíblicos para expressar sua indignação: “Ai daqueles que fazem leis injustas, que escrevem decretos opressores, para privar os pobres dos seus direitos e da justiça os oprimidos do meu povo”.

Sua militância apaixonada e ao mesmo tempo afetuosa em defesa dos Direitos Humanos nos inspirava. Aprenderemos, com sua aguçada e refinada sensibilidade, olhar a História com esperança de dias melhores, seremos fiéis a sua alegria e seremos eternos aprendizes da sua forma de resolver as questões mais difíceis com leveza e bom humor, mas com firmeza ao defender o que achava justo.
Neste momento particularmente difícil para o Brasil, com o esgarçamento acelerado de todos os direitos, as permanentes ameaças aos movimentos sociais e à própria democracia, desejamos que seu exemplo continue inspirando gerações, que sua trajetória seja alento para continuarmos acreditando que vale à pena lutar porque, amanhã, será outro dia!

Equipe CESE