Nota de pesar: possível incêndio criminoso destrói casa de reza Guarani Kaiowá

Com profunda pesar e tristeza comunicamos um incêndio criminoso e ataque etnocida praticados pelas pessoas intolerantes religiosas e criminosas contra a oga pysy casa grande de reza e contra a religião tradicional do nosso povo Guarani e Kaiowa do Mato Grosso do Sul. No dia 08 de julho de 2019 uma única oga pysy casa grande de reza religiosa resistente do casal líder Getúlio e Alda, localizada na aldeia Jaguapiru-Dourados-MS foi queimada e destruída pelo grupo criminoso que incita e propaga intolerância religiosa, ódio, violência e ação etnocida contra as ñanderu e ñandesy lideranças religiosas do nosso povo Guarani e Kaiowa. Já faz década o líder religioso ñanderu Getulio e ñandesy Alda, como as demais lideranças religiosas Guarani e Kaiowa sofreram e sofrem a ameaça de morte, ofensa, discriminação, criminalização e perseguição por praticar ritual a religioso jeroky na casa grande de reza tradicional. Frente ao fato criminoso e intolerante ocorrido contra a religião do povo Guarani e Kaiowa, nós lideranças de Aty Guasu (Assembléia Geral) do povo Guarani e Kaiowa pedimos justiça, mais respeito às lideranças religiosas praticantes da religião do nosso povo Guarani e Kaiowa, pedimos proteção aos líderes religiosos ñanderu e ñandesy ameaçados de morte. A seguir explicitamos a importância da casa grande de reza oga pysy e os rituais religiosos praticados jeroky pelas lideranças religiosas. OGA PYSY é origem de nossa famílias: avô, mãe e pai originária, é nossa religião.

Conforme a nossa religião do povo Guarani e Kaiowa, um dos importantes rituais religiosos jeroky foi e é realizado pelos rezadores (as) ñanderu ha ñandesy sempre na casa de reza grande oga pysy. Desde o tempo imemorial e até os dias atuais, nessa casa de reza, os líderes religiosos ñanderu, ñandesy e seus aprendizes e auxiliares realizam regularmente os rituais religiosos (jeroky) com o fé e com amor para convocar e se comunicar religiosamente com o grande primeiro avô e avó, pai e mãe de nossa origem ñande ypy do universo extraterrenal do povo Guarani e Kaiowa, que significa uma casa da religião para se comunicar com os Deuses, guardiões protetores do ceús/cosmos, da terra e de protetores da vida humana. Assim há muito importância da oga pysy casa de reza e as lideranças religiosas do povo na valorização da religião, da língua, das crenças, das práticas culturais de solidariedade de bem viver com amor, de união e de apoio mútuo e recíproco, entre novas gerações indígenas, prevenindo a desunião, a desavença e a violência interna entre as famílias e povos indígenas.

Na oga pysy casa de reza, durante os rituais religiosos das lideranças se realizam também os tratamentos de curas física e psicológica, visando o bem viver teko porã, fortalecimento do modo de ser e viver feliz do povo Guarani e Kaiowa e de todos e todas.

Na oga pysy casa de reza tanto no passado quanto no presente uma das funções fundamentais de líder religioso (ñanderu) do povo Guarani e Kaiowa é realizar o ritual religioso (jeroky) para fazer a transmissão de seus saberes/conhecimentos uteis à humanidade, crenças, culturas e modos corretos de ser e viver teko porã do povo Guarani e Kaiowa. Por fim a oga pysy casa de reza foi, é e será sempre patrimônio essencial para o bem viver religioso do povo Guarani e Kaiowa, por isso pedimos apoio para reconstrução da casa de reza queimada, sobretudo pedimos respeito aos líderes religiosos ñanderu e ñandesy. Pedimos JUSTIÇA.

Tekoha Guasu Guarani e Kaiowa, 09 de julho de 2019.

Lideranças de ATY GUASU GUARANI E KAIOWA