O Fundo Socioambiental CASA estabelece parceria com Fundo Socioambiental CAIXA e Fundação OAK

Após realizar com sucesso o Programa Fortalecimento de Comunidades na Busca Pela Sustentabilidade entre os anos de 2015 e 2016, um novo acordo foi firmado entre os Fundos para a realização de mais um grande programa nacional.

Fundo Socioambiental CASA assinou o contrato para mais uma parceria com o Fundo Socioambiental CAIXA e Fundação OAK. A parceria tem como objetivo a realização de um novo programa de apoio a pequenos projetos nas principais regiões metropolitanas do Brasil e irá disponibilizar quase R$ 7 milhões em doações para projetos de até R$ 30 mil cada, formação de capacidades e fomento do trabalho em rede.

O novo programa intitulado Fortalecendo Comunidades para a Construção de Cidades Inclusivas, Resilientes e Sustentáveis possui características inovadoras, entre elas está a criação de redes locais e nacionais para a integração dos projetos e estímulo ao trabalho em rede. Entre os temas que serão abordados estão: direitos a cidades, mobilidade urbana, construção de espaços de cultura de paz, segurança alimentar, participação e controle social, entre outros.

.

O Programa irá apoiar 150 projetos em 10 regiões metropolitanas do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre, Belém, São Luiz e Brasília) e a duração dos projetos será de 1 ano e meio. O lançamento do edital está previsto para o início de 2018.

Alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU)

O Programa que será realizado nesta parceria entre Fundo Socioambiental CASA, Fundo Socioambiental CAIXA e Fundação OAK está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, principalmente com os objetivos 11 (Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis) e 12 (Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis). Os objetivos estão na agenda de desenvolvimento sustentável da ONU e devem ser implementados por todos os países até 2030.

Sobre o Fundo Socioambiental CASA

O Fundo Socioambiental CASA é uma organização não governamental, sem fins de lucro, que financia pequenos projetos, e fortalecimento de capacidades, para iniciativas socioambientais de ONGs e grupos comunitários na América do Sul. Nossa estratégia é o apoio a  muitos projetos com pequenos valores ao invés de apoiar poucos projetos com grandes valores. Estes pequenos investimentos, aliados a uma visão integrada do território, geram impactos significativos e de forma distribuída. Em nossos 11 anos de atuação apoiamos mais de 1300 projetos em 11 países da região.

Trabalhamos com uma vasta e irreplicável rede de parceiros — um verdadeiro capital social. Construída através de décadas de trabalho e acúmulos de experiências, contamos com pessoas e instituições amigas, atuantes em todo território da América do Sul, que conseguem como ninguém detectar as vulnerabilidades de cada região, assim como propor as soluções mais apropriadas.

Nosso recurso é doado diretamente para a comunidades de base beneficiadas, eliminando intermediários.  Nosso objetivo é fortalecer capacidades das organizações comunitárias que trabalham em questões relacionadas à proteção ambiental, desenvolvimento de comunidades, fortalecimento institucional, energia renovável, proteção das águas, mulheres e jovens na defesa ambiental, entre outros.