O Programa de Pequenos Projetos continua recebendo propostas em 2021 – Notícias | Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Notícias

Data: 14.04.21

O Programa de Pequenos Projetos continua recebendo propostas em 2021

A CESE continua recebendo pequenos projetos para apoio neste ano de 2021, através do Programa de Pequenos Projetos (PPP). E incentivando movimentos sociais, organizações populares, fóruns e articulações, serviços diaconais ecumênicos e pastorais a enviarem propostas.

Embora a situação de pandemia tenha exigido a interrupção do trabalho presencial para atender as recomendações de autoridades sanitárias e da OMS, a CESE, que entrou em modo remoto de trabalho desde março de 2020, não parou de atuar e a executar o seu planejamento.

O PPP, portanto, esteve em funcionamento em 2020 e continua em 2021, para apoio a iniciativas dos movimentos sociais para a defesa de direitos.

E, atenta ao contexto de pandemia, a CESE continua acolhendo iniciativas para enfrentamento dessa situação e que contribuam para o amparo das famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e sanitária, com possibilidade de apoio a cestas de alimentos, produtos de higiene, limpeza e equipamentos de proteção individual (EPIs)

Também estimulamos a apresentação de iniciativas que envolvam:

  • Ações de incidência política para assegurar direitos de segmentos vulneráveis da população.

Por exemplo, proposição e pressão para aprovação e acesso de políticas públicas de saúde e de apoio emergencial; acesso a serviços de atendimento a mulheres em situações de violência doméstica; iniciativas para garantia de fornecimento de água nas comunidades, entre outras.

  • Ações de defesa de direitos em casos de graves violações ou ameaças a comunidades e defensores/as de direitos humanos.

Por exemplo: denúncias, assistência jurídica em caso de invasão de territórios tradicionais e prisão de lideranças, entre outras.

  • Ações de formação, abordando temáticas relacionadas à pandemia, em sua interface com outras questões sociais.

Por exemplo: debates e oficinas sobre o impacto da pandemia sobre a população negra e povos indígenas; a importância da agroecologia para a soberania alimentar em tempos de pandemia; enfrentamento à repressão e autoritarismo como resposta à pandemia, entre outras.

  • Ações de comunicação para defesa de direitos, no contexto da pandemia

Por exemplo: produção de materiais educativos na área de saúde para grupos sociais específicos; divulgação de políticas e programas governamentais de apoio emergencial; campanhas de mobilização de recursos, entre outras.

  • Iniciativas produtivas e de geração de renda

Por exemplo: produção e comercialização de alimentos agroecológicos e da agricultura familiar; confecção de máscaras, entre outras.

  • Intervenções urbanas em territórios populares para enfrentamento à pandemia

Por exemplo: medidas para melhoria do acesso à água em ocupações urbanas; organização de grupos de apoio a idosos/as e pessoas com deficiência; formação de brigadas de saúde, entre outras.

A CESE APOIA PROJETOS EM ÂMBITO NACIONAL, SENDO AS REGIÕES NORDESTE, NORTE E CENTRO-OESTE PRIORITÁRIAS.

ATENÇÃO!

  • As ações devem ser compatíveis com as medidas recomendadas de isolamento social.
  • As ações devem ser realizadas adotando-se as medidas necessárias de proteção e segurança, observando-se as especificidades no caso de povos indígenas e outros segmentos.

 

Consulte orientações para envio de projetos:

Pequeno Projeto Pontual: clique aqui

Pequeno Projeto Emergencial: clique aqui

Informações sobre o Programa de Pequenos Projetos: clique aqui. 

As propostas devem ser enviadas para o e-mail: projetos@cese.org.br