O Tribunal dos Povos do Cerrado já está nas redes – e seu site oficial também! – Movimentos Sociais | Notícias | Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Movimentos Sociais Notícias

Data: 13.09.21

O Tribunal dos Povos do Cerrado já está nas redes – e seu site oficial também!

Já está no ar o site oficial do Tribunal Permanente dos Povos (TPP). O site traz todas as informações sobre sua programação, histórico, o júri e os 15 casos que serão analisados nas audiências temáticas do TPP, entre outros pontos. Tudo está previsto para acontecer de forma virtual até que as condições sanitárias permitam a realização de encontros presenciais. As sentenças devem ser proferidas em novembro de 2022.

O processo do Tribunal é um desejo latente desde o início da Campanha em Defesa do Cerrado, em razão da trajetória histórica de conflitos, mas ganhou corpo e urgência política na atual conjuntura, na qual ficou evidente que estão se acirrando os conflitos, cada vez mais com a legitimação ostensiva do poder público federal que incentiva e normaliza a violação de direitos e o desmatamento por forças privadas nos territórios, alimentando um ambiente de impunidade.

A Campanha denuncia que se nada for feito para frear a devastação do Cerrado, estamos diante da ameaça de aprofundamento irreversível do ecocídio em curso, com a perda (extinção) do Cerrado nos próximos anos e junto com ele a base material da reprodução social dos povos indígenas, comunidades quilombolas e tradicionais do Cerrado como povos culturalmente diferenciados, ou seja, seu genocídio cultural.

Acompanhe a página e as redes do Tribunal para conhecer detalhes sobre sua história, funcionamento, os casos analisados e a peça de acusação sobre o crime de ecocídio.

Confira também a programação de audiências, e acompanhe os povos do Cerrado nessa luta para fazer a #justiçaquebrotadaterra