Oficina Sobre Gênero e Elaboração de Projetos articula mulheres do Cerrado

Mulheres de diversas organizações se reuniram em Montes Claros (MG), nos dias 22 a 26 de agosto, para participarem da “Oficina Sobre Gênero e Elaboração de Projetos”. O encontro reuniu dez grupos de mulheres do cerrado (agricultoras, extrativistas, quilombolas) na Área de Experimentação e Formação em Agroecologia e foi organizado pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), em parceria com a agência de cooperação internacional HEKS-EPER

Um dos objetivos da formação está voltado para o fortalecimento do protagonismo das mulheres no âmbito do Programa País HEKS/EPER, mediante a realização de um processo de formação em gênero e elaboração de projetos com parceiras de CESE/HEKS Brasil, cujo foco, além do aprofundamento das concepções de gênero a partir das experiências concretas, visa também fortalecer capacidades em torno da elaboração de projetos, contribuindo para que as mulheres possam, compreendendo melhor sua realidade, estabelecer propostas de superação de algumas dessas dificuldades.

Na noite de quarta (23 de agosto) foi realizada uma roda de conversa sobre “Resistência das Mulheres no Cerrado e na Caatinga”, na sede do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM), no Solar dos Sertões. Foram apresentadas as conquistas da luta da mulher do campo, e discutidas as formas de enfrentamento dessas frente ao contexto de governo ilegítimo. A atividade foi aberta ao público em geral e contou com a presença de mulheres participantes da “Oficina Sobre Gênero e Elaboração de Projetos”. O debate foi animado pelos tambores de Fabiana Lima e Bruno Andrade.

(Com informações da comunicação do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas – CAA/NM)

Crédito das fotos: CAA/NM