Organizações discutem sobre fortalecimento institucional e sustentabilidade no atual contexto político

Inquietações sobre o contexto, resiliência, resistência, fortalecimento e esperança foram alguns dos elementos que os participantes levaram na bagagem durante o Seminário de Avaliação do Programa Desenvolvimento Institucional (PDI).

Nos últimos dias 26 e 27 de outubro, a CESE, em parceria com Instituto C&A, convidou organizações selecionadas nas quatro edições do Edital Mobilizando Recursos Locais para a Sustentabilidade para favorecer o encontro e intercâmbio das atividades de mobilizações de recursos e apreciar em que medida cada instituição logrou executar o projeto, alcançando os resultados e/ou produtos esperados.

Segundo o coordenador do PDI na CESE, José Carlos Zanetti, nos quatro anos de programa foi executado interessantes projetos no amplo campo do Desenvolvimento Institucional das entidades, voltado especialmente àquelas localizadas nas regiões mais empobrecidas do país e que estavam comprometidas com o Direito Humano à Educação. E completa, “Nossa intenção foi colaborar com o fortalecimento e as condições de sustentabilidade de grupos e redes, reconhecendo a importância da autonomia para a afirmação da democracia e as possibilidades de transformação social.”

Os participantes ainda discutiram, olhando internamente para suas organizações o grau de DI em que se encontra sua organização e até que ponto se pode creditar seu desenvolvimento ao projeto proposto nos marcos do edital. Para Dafne Spolit da Operação Amazônia Nativa – OPAN, o apoio ao projeto “Estruturação de Processos Organizativos para o Fortalecimento Institucional da OPAN “ , contribui significativamente para crescimento da entidade “Graças ao apoio da CESE e do Instituto C&A realizamos nosso de PMA de forma mais aprimorada e implantamos os planos de comunicação e mobilização de recursos, que antes não existia”.

Além disso, o seminário foi composto de uma enriquecedora roda de conversa sobre os desafios da atual conjuntura, identificando quais componentes do DI que precisavam ser reforçados para a efetividade da missão e ampliação das ações de incidência política. A afirmação e defesa dos direitos humanos, da educação e democratização da comunicação foram pautas comuns entre as entidades presentes, consideradas fundamentais e essenciais dessa luta, seja qual for os desdobramentos da atual crise política.

O que ficou da formação? Acordos de compartilhamento das informações, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, preparação para participação no Fórum Social Mundial, articulação, movimento e luta para o fortalecimento das organizações da sociedade civil.

Sobre o Programa PDI

Há cinco anos, CESE e Instituto C&A convidam organizações que trabalham na educação e defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens a participar do edital “Mobilizando Recursos Locais para a Sustentabilidade”. Essa parceria contribui com o fortalecimento e as condições de sustentabilidade das organizações, respondendo às suas necessidades e viabilizando as suas ações sociais.

Entre 2012 e 2015, foram apoiados projetos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. O programa apoiou 59 projetos, com aplicação de R$ 1.250.000,00. Inspirados na metodologia da Dupla Participação, compreendendo propostas de 10 e 20 mil reais, para complementar o  valor integral, os grupos selecionados mobilizaram R$ 183.000,00.