Ouça o primeiro episódio do novo especial CESE e Le Monde Diplomatique Brasil: “Mulheres da Terra: o Cerrado somos nós”

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, CESE e Le Monde Diplomatique Brasil lançam série especial do podcast Guilhotina: “Território vivo: o combate às mudanças climáticas no Cerrado”. Ouça agora o primeiro episódio, “Mulheres da Terra: o Cerrado somos nós!”, que aborda a experiência das comunidades de apanhadoras de flores de Minas Gerais e das mulheres quebradeiras de coco do Piauí.

Ouça nas principais plataformas de podcast e no site do Le Monde Diplomatique Brasil

A estreia da série traz as falas de Maria de Fátima Alves, a Tatinha, da Comissão em Defesa dos Direitos das Comunidades Extrativistas (Codecex), e Helena Gomes da Silva, coordenadora do Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) do Piauí. Elas representam dois modos de vida com forte protagonismo de mulheres.

O especial mostra como os modos de vida dessas comunidades, a sua relação com os campos, as águas e as florestas, a sociobiodiversidade desses territórios são fundamentais para fazer o enfrentamento à crise climática, abordando também a importância de garantir a permanência dessas pessoas em seus territórios.

FICHA TÉCNICA

Apresentação e roteiro: Bianca Pyl e Luís Brasilino

Apoio de produção: Tarcilo Santana e Olga Matos

Edição: Beatriz Pasqualino da Rádio Tertúlia

Sonorização: André Paroche

Suporte executivo: Raíssa Lazarini

A identidade visual de “Território Vivo: o combate às mudanças climáticas no Cerrado” foi criada pelo Coletivo Trama. Para a construção da arte deste episódio, foram utilizadas fotografias cedidas por Elisa Cotta, João Ribeiro Ripper e Leandro dos Santos. Também contamos com apoio da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado. Agradecemos a contribuição de todos e todas.