Podcasts | Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Podcasts

Podcast “Não bote fé nas fake news”

A série “Não bote fé nas fake news” é uma produção do podcast Guilhotina, do jornal Le Monde Diplomatique Brasil, em parceria com a CESE. Ela analisa o fenômeno das fake news e seus impactos entre as comunidades de fé. Para entender como o fundamentalismo religioso age por meio da desinformação e quais seus objetivos políticos, Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem convidadas e convidados que pesquisam, atuam e que foram vítimas dessa fábrica de manipulação.

 

EPISÓDIO 1: Fundamentalismo religioso, internet e divulgação de mentiras

O episódio de estreia da série “Não bote fé nas fake news” acompanha a história da pastora Romi Bencke, secretária-geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), alvo de mentiras espalhadas por extremistas religiosos. Também participa a Profa. Dra. Magali do Nascimento Cunha editora-geral do Coletivo Bereia, canal de checagem de fatos especializado em religião.

Acessar Podcast →

EPISÓDIO 2: O uso da mentira nas eleições

O segundo episódio da série dialoga sobre as relações entre desinformação e eleições, trazendo a fala de Rosely Morais Sampaio, uma das coordenadoras da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito em Minas Gerais. A organização é uma das responsáveis pelo projeto de checagem “Mentiras do Éden”, especializado em notícias que envolvem o mundo religioso. O episódio traz também o testemunho de Wesley Teixeira, evangélico e liderança da Coalizão Negra por Direitos e do Movimento Negro Unificado, alvo de fake news e outros ataques quando se candidatou ao cargo de vereador no Rio de Janeiro em 2020.

Acessar Podcast →

EPISÓDIO 3:  Fake news e a pandemia entre povos indígenas

No terceiro episódio da série “Não bote fé nas fake news”, Bianca Pyl e Luis Brasilino recebem Clarice Tukano, da Terra Indígena do Alto Rio Negro, e a jornalista e antropóloga Mariana Mandelli, coordenadora de comunicação do Instituto Palavra Aberta, organização que atua em defesa da liberdade de expressão e pela responsabilidade na comunicação. Em pauta, a desinformação espalhada por grupos religiosos entre povos indígenas durante a pandemia, em especial as mentiras envolvendo falsas consequências da vacinação.

Acessar Podcast →

EPISÓDIO 4: Como a internet e as redes sociais favorecem a divulgação de mentiras

O quarto episódio da série analisa como a internet e as redes sociais favorecem a divulgação de mentiras. Este capítulo traz o depoimento de Mãe Jaciara Ribeiro, filha da ialorixá baiana Gildásia dos Santos e Santos, que foi a inspiração para a criação do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro. Mãe Gilda sofreu um infarto após se deparar com uma manchete de jornal racista e mentirosa, que atacava as pessoas de religiões de matriz africana. O episódio traz ainda entrevista com o sociólogo Sérgio Amadeu, professor da Universidade Federal do ABC, pesquisador de redes digitais e criador do podcast Tecnopolítica.

Acessar Podcast →

EPISÓDIO 5: Como combater a expansão de mentiras

O último episódio da série “Não bote fé nas fake news” explora diferentes formas para combater a desinformação. Para isso, Bianca Pyl e Luis Brasilino conversam com Ana Regina Rêgo, professora associada do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí e idealizadora da Rede Nacional de Combate à Desinformação. Antes da entrevista, ouvimos o relato de Roseline Santana, mais
conhecida como Mãe Rosa de Oxum, vítima de fake news em Vitória da Conquista, na Bahia. E, antes de terminar, acompanhamos a mensagem da pastora da Igreja Presbiteriana Unida (IPU) e diretora da CESE, Sônia Gomes Mota.

Acessar Podcast →

 

Podcast “Mobilizar recursos para fortalecer a luta!”

A série “Mobilizar recursos para fortalecer a luta” traz cinco episódios com dicas e informações para ajudar os movimentos sociais a se planejar e organizar formas de obter recursos para suas ações e projetos. Com formato de programa de rádio, os arquivos multimídia abordam diversos temas; como a importância da sustentabilidade, do relacionamento com possíveis doadores/as, da comunicação e do planejamento para mobilização de recursos.

A iniciativa é realizada em parceria com o Programa Virando o Jogo, que tem como um dos seus objetivos fortalecer as capacidades das organizações e movimentos sociais nesta área.

 

Episódio 1: Sustentabilidade

Abrindo os trabalhos, o primeiro episódio do programa traz uma prosa sobre sustentabilidade.
Para ser sustentável, uma organização precisa levar em conta os seguintes pilares: foco na missão e nos valores, gestão e atividades fim integradas e uma rede de relacionamentos bem sólida.

Acessar Podcast →

Episódio 2: Mobilizar recursos

O segundo programa da série traz um papo sobre mobilização de recursos. Mobilizar recursos não é só sobre dinheiro: é a ação de buscar apoio político, financeiro, material, de pessoal etc. para contribuir com as ações de sustentabilidade de uma organização. Quermesses, rifas, jantares para arrecadar fundos, projetos aprovados e doações, tudo faz parte da arrecadação de recursos. Saiba mais sobre este assunto neste episódio.

Acessar Podcast →

Episódio 3: Motivos para doar

No terceiro episódio, vamos falar sobre os motivos para doar! Você sabia que doação não é só sobre dinheiro? Doações financeiras ou de produtos, apoio técnico, colaboração por meio de voluntariado são alguns exemplos de como instituições, empresas e pessoas podem colaborar com organizações e movimentos sociais. Entenda um pouco mais sobre estes motivos no episódio 3.

Acessar Podcast →

Episódio 4: Comunicação

No quarto episódio, vai rolar um papo sobre comunicação, um importante instrumento para fortalecer relacionamentos com quem apoia nossa causa, conquistar novos apoios e para defender e garantir nossos direitos. Se ligue nas nossas dicas sobre como utilizar a comunicação de forma estratégica para fortalecer a luta e alcançar reconhecimento da sociedade.

Acessar Podcast →

Episódio 5: Planejamento

No último episódio, vamos falar sobre planejamento, fundamental para garantir o sucesso de qualquer atividade. O planejamento estratégico nem sempre é fácil, mas apenas projetos bem planejados tendem a ser bem sucedidos. O mesmo vale para a mobilização de recursos. Mas não pense que planejar é um “bicho de sete-cabeças”! Com passos simples e etapas bem definidas, fica mais fácil ter um bom desempenho nas ações.

Acessar Podcast →