Programa Virando o Jogo ganha Prêmio de Melhoria de Treinamento 2024

Iniciativa ministrada pela CESE no Brasil ganha prêmio internacional de Melhoria de Treinamento na edição de 2024

Na última quinta-feira (20/06), a Fundação Wilde Ganzen levou para casa o Prêmio de Melhoria de Formação 2024, iniciativa promovida pela A-NewSpring – plataforma digital de treinamentos. Através da experiência do Virando o Jogo (Change the Game Academy), a agência holandesa de cooperação internacional recebeu o primeiro de lugar como melhor experiência de aprendizagem e plataforma de ensino online.

Com votação aberta ao público, as pessoas consideraram o Virando o Jogo como um programa que apresenta uma proposta inovadora, aborda conteúdos com foco nas experiências dos grupos e possui impactos relevantes nas vidas das organizações e dos grupos populares.

“A parceria da CESE com Wilde Ganzen vem desde 2007. Em 2015, essa fundação holandesa ofereceu formação para algumas pessoas da equipe da CESE nos temas Mobilização de Recursos Locais e Incidência Política e, a partir de então, vêm sendo oferecidos cursos para as organizações parceiras da CESE utilizando a metodologia Virando o Jogo (Change the Game Academy). São cursos presenciais ou virtuais que partem das experiências dos grupos, aprofundam esses temas e oferecem ferramentas para contribuir com a sua sustentabilidade política e financeira e para potencializar sua atuação na luta por direitos. Centenas de grupos no Brasil já foram beneficiados, fazem uma avaliação bastante positiva da plataforma de cursos e não hesitaram em votar na experiência desenvolvida por Wilde Ganzen para esse Prêmio de Melhoria da Formação 2024”, afirma Lucyvanda Moura, assessora de projetos e formação da CESE e formadora de formadores/as no Brasil.

Essa não é a primeira vez que Wilde Ganzen recebe premiação pela sua estratégia de ação com organizações da sociedade civil. O reconhecimento do seu trabalho também se deu pela seleção do Programa Ação para Crianças, realizado pela CESE entre os anos de 2007 e 2014, com apoio dessa Fundação, para o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Em 2013, o Prêmio ODM selecionou iniciativas brasileiras que contribuíram para o alcance daqueles objetivos de desenvolvimento. Foram apresentadas 1.090 práticas e a CESE ficou entre as 30 experiências selecionadas como iniciativa inovadora no campo da mobilização de recursos no Brasil.

Clique aqui para assistir à experiência premiada da Fundação de Wilde Ganzen.

Sobre o Virando o Jogo (Change The Game Academy)

Virando o Jogo é uma iniciativa global que atua em 16 países e 18 organizações na África, Ásia e América Latina. Desenvolvido no Brasil pela CESE, o programa oferece cursos online e presenciais nas áreas de mobilização de recursos locais e incidência política em vários países do mundo. O objetivo dessa iniciativa é capacitar grupos populares e organizações da sociedade civil para ações de defesa de direitos e transformação social.

São membros da Aliança “Change The Game Academy (Virando o Jogo)”: Wilde Ganzen Foundation (Holanda), Kenya Community Development Foundation (KCDF/Quênia), Smile Foundation (Índia), The Institute for Monitoring and Evaluation (TIME /Siri Lanka), Association Burkina de Fundraising (Burkina Faso), Uganda National NGO Forum (Uganda), Corporación PODION (Colombia), CASA Gambia (Community Action Support Association/Gambia), Satunama Foundation (Indonésia), West Africa Civil Society Institute (Ghana), Development Expertise Center(Etiópia), West Africa Civil Society Institute (WACSI/Camarões), Advocacy and Policy Institute (Camboja), Rhiza Babuyile (África do Sul), CESE ( Brasil), Foundation for Civil Society (FCS/Tânzania) e CID – Nepal Center for Integrated Development (Nepal).