Ações de formação – Outros Programas | Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Outros Programas

Ações de formação

Além do apoio a projetos, a CESE capacita grupos e organizações para melhor desenvolverem atividades de mobilização de recursos, comunicação e planejamento.

Através de uma metodologia participativa e interativa, a CESE encoraja organizações a participar de um encontro de formação na área de mobilização de recursos locais. O objetivo da oficina é contribuir para a discussão sobre mobilização de recursos como estratégia para a sustentabilidade institucional.

A Oficina dura dois dias e reúne cerca de 40 pessoas de 15 a 20 organizações. Ela é adaptada a diferentes tipos de grupos do movimento social. Todas as apresentações são seguidas de reflexões e/ou atividades práticas/exercícios. Há diversos momentos em que os participantes são estimulados a compartilhar suas próprias experiências. Diversos tipos de ferramentas são utilizadas, como vídeos, dinâmicas de grupo, análise de casos, entre outros.

A oficina é facilitada por um time de profissionais das áreas de mobilização de recursos, comunicação e projetos. Quando necessário, a CESE pode convidar algum especialista em algum momento do encontro. Passado os dois dias do evento, os grupos são encorajados a continuar em contato através de um grupo no Facebook.

Quem pode participar

Organizações sociais/populares brasileiras, de diversos campos. Cada organizações pode enviar um ou dois participantes que tenham uma posição de liderança na organização ou que trabalhem nas áreas de projetos ou mobilização de recursos.

Conteúdo

  • Mobilização de Recursos como uma forma de garantir sustentabilidade
  • Estratégias e ações de mobilização de recursos com diversas fontes: doadores individuais, comércio local, iniciativa privada, crowdfunding, eventos, geração de renda, entre outros.
  • A importância de manter a Rede fortalecida
  • Construção de Plano de Ação
  • Apoio da CESE através do Programa Ação para Crianças