Depoimentos – Programas | Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Programas

Depoimentos

 

“Na atual conjuntura estamos mais atentas aos cuidados, fortalecendo as movimentações das mulheres e bebendo da experiência da luta ancestral. Entendo que o momento agora nos pede ações ainda mais planejadas e de respostas rápidas.”

Amanda Santos, Coletivo as Carolinas (RN)

 

 

 

 

 

Acredito na força e na resistência da mulher indígena. Tenho certeza que as mulheres irão cada vez mais ocupar os espaços de tomada de decisão na política desse país, provando que a economia que vem da floresta é muito mais vantajosa e sustentável do que o agronegócio. Seguimos sendo otimistas e tendo esperança de que dias melhores virão com nossos territórios demarcados e protegidos. Leilane Domitilla – Coletivo de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós (PA)

 

 

 

“A CESE, que nos apoia há mais de uma década, e conhece nossa luta, é quem nos encoraja a articular, com outras comunidades quilombolas, a regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras e a resistir e denunciar todas as situações de injustiça que passamos. Tenho paixão, respeito e compromisso pelo movimento. Hoje sou outra pessoa, tenho autoestima, tenho meu papel na sociedade e na comunidade. Não dependo de uma figura masculina. Sou marisqueira, pescadora, é o que eu escolhi fazer e tenho orgulho disso’’.

Marizélia Carlos Lopes –  Comunidade Quilombola de Bananeiras, na Ilha de Maré (BA)

 

“Com o apoio que o Fórum Ecumênico ACT Brasil possibilitou na região [Brumadinho – Minas Gerais], o MAB juntamente com parceiros (Koinonia, Christian Aid, CESE, CONIC), tem conseguido dar apoio psicossocial às famílias atingidas em toda a região desde o rompimento da barragem de rejeitos da Vale. O MAB tem auxiliado na construção de Comissões de Atingidos (as) nas comunidades, espaços onde todos podem participar e discutir suas necessidades, demandas e formas de luta. O apoio também tem possibilitado a distribuição de alimentos e água para comunidades atingidas e que estão com dificuldades. Andreia Neiva – Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)

 

Você e sua empresa podem apoiar este Programa! Há diversas formas de fazê-lo. Para mais informações, contate-nos por meio do e-mail cesecomunica@cese.org.br ou pelo telefone 71 2104-5457.