Cese

Ações de formação

 

A Oficina de Elaboração de Projetos nasceu da necessidade de algumas organizações planejarem iniciativas, ações e estratégias para formulação de propostas de solicitação de recursos/apoio – tanto para a CESE, como para outros apoiadores. Pensando nisso, a organização, com patrocínio da Fundação Ford, oferece formação para que esses grupos tenham autonomia para fazer o Planejamento, Monitoramento e Avaliação (PMA) do projeto.

Para a assessora de projetos da CESE, Rosana Fernandes ,“a oficina faz parte de um projeto estratégico de fortalecimento de comunidades que têm seus direitos violados, neste caso, as comunidades quilombolas”, contextualiza. “Com isso, a CESE dá mais um passo para cumprimento da sua missão, que é contribuir com os movimentos sociais nas lutas por transformações políticas, econômicas e sociais que conduzam a estruturas em que prevaleça democracia com justiça”.

Durante as oficinas, que trabalham com a metodologia participativa, os beneficiários expõem as dificuldades na elaboração do projeto, bem como discutem temas de interesse das comunidades quilombolas. As atividades práticas garantem que os participantes lidem de perto com osempecilhos para a construção de um projeto.

“A oficina foi muito oportuna para nós quilombolas, pois sabemos o que queremos, mas a maior dificuldade é de saber escrever o que queremos. Com essa oficina tivemos a oportunidade de aprender a organizar as ideias, a se familiarizar com a metodologia de elaborar um projeto”, conta Célia Pinto, da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – CONAQ/ Maranhão.


Cese
End.: R. da Graça, 150. Graça, CEP: 40.150-055, Salvador-BA, Brasil.
Tel.: (71)2104-5457, Fax: (71)2104-5456, E-mail: cese@cese.org.br

©2012 - 2017 Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE
ZWA