Projeto Mulheres Negras e Populares – Programas | Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Programas

Projeto Mulheres Negras e Populares

Contribuir para a integração social e melhoria das condições de vida de mulheres negras e de mulheres de setores populares em situação de pobreza nas regiões Norte e Nordeste do Brasil: este foi o objetivo central do projeto Mulheres Negras e Populares: Traçando Caminhos, Construindo Direitos, realizado pela CESE e SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia, com financiamento da União Europeia.

A proposta teve ainda o objetivo de fortalecer o protagonismo desse público no debate público na sociedade brasileira e nos processos de participação social referidos às políticas governamentais de inclusão social de mulheres e da população negra.

O apoio a projetos  contemplou uma ampla diversidade de segmentos sociais em que se encontram as mulheres negras e mulheres de setores populares, incluindo a juventude, população LGBTT, comunidades quilombolas, comunidades de terreiro e outras populações tradicionais, estimulando também a articulação entre redes de mulheres negras e redes de mulheres indígenas.

Também foram realizadas atividades e encontros de formação e articulação para incidência política e de fomento a ações de comunicação das organizações e redes apoiadas.

O Programa foi implementado entre os anos de 2015 e 2018. Com o fim do edital, não estamos recebendo propostas para a iniciativa. No entanto, a CESE tem buscado mobilizar recursos para dar continuidade à estratégia de fortalecer os direitos de mulheres negras e populares.