Publicação da CESE traz experiências de juventudes da região Nordeste nas lutas por direitos

De maneira plural e criativa, em diferentes territórios do Nordeste brasileiro, juventudes do campo e da cidade vêm historicamente protagonizando lutas por direitos e tecendo novas narrativas de atuação na defesa do bem viver. São movimentos potentes e diversos partilhando reflexões de mundo, boas práticas e formas organizativas para a defesa de direitos e para a democratização da sociedade.

É inspirada por esse contexto que a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) compartilha a publicação “Cá entre Nós – Experiências de juventudes do Nordeste na luta por direitos”, iniciativa realizada pela organização com apoio de DKA Áustria Dreikönigsaktion – Hilfswerk der Katholischen Jungschar) e da agência Pão para o Mundo (Brot für die Wel).

Clique aqui para baixar a publicação

De autoria da consultora Luciana Pinto, com a colaboração na sistematização da jovem Iara Moreira Mota, a obra traz um recorte da atuação, das conquistas e dos desafios das juventudes, do campo e da cidade, de diferentes territórios do Nordeste. A publicação registra reflexões e aprendizados de 15 organizações compartilhados durante Encontro “Cá entre Nós: diálogos com juventudes do Nordeste na defesa de direitos”, realizado em 2023 na cidade de Salvador-Bahia.

A luta pela garantia de direitos, pela memória e pela vida, travada a décadas pelos movimentos sociais e coletivos organizados, tem contado com o apoio e a força das juventudes. Articulações e organizações de jovens têm enfrentado cenários de graves violências, em especial de classe, gênero e raça, além de desigualdades regionais. “Apesar desse contexto, as juventudes nordestinas seguem afirmando sua autonomia e estabelecendo pontes que ampliam suas capacidades coletivas de contribuir para a transformação da realidade.”, declara Vanessa Pugliese, assessora de Projetos e Formação da CESE.

Marcella Gomez, assessora de Projetos e Formação da CESE, pontua que no ano em que a CESE completa 50 anos de apoio aos movimentos populares, a expectativa é que as experiências narradas nesta publicação sirvam não só para reforçar o intercâmbio e o aprimoramento das ações entre as 15 experiências envolvidas no encontro, mas também para inspirar outras organizações.

“Esperamos que os fios das experiências narradas nessa publicação possam contribuir para ampliar a visibilidade das lutas, inspirar outros coletivos, além de provocar reflexões sobre a importância do apoio a organizações de juventude em sua caminhada na defesa de direitos.”, afrima.

O projeto gráfico desta publicação é Gabrielle Sodré e as ilustrações são de Ani Ganzala, Gabrielle Sodré e Matheus Tanajura (capa e folha de rosto).

Clique aqui para baixar a publicação