Semana de Oração pela Unidade Cristã 2022 – Ecumenismo | Notícias | Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Ecumenismo Notícias

Data: 24.05.22

Semana de Oração pela Unidade Cristã 2022

A busca da unidade ao longo de todo o ano

Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade Cristã e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios.

No hemisfério Norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico.

No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.

Levando em conta essa flexibilidade no que diz respeito à data, estimulamos a todos os cristãos e cristãs, ao longo do ano, a expressar o grau de comunhão que as Igrejas já atingiram e a orar juntos por uma unidade cada vez mais plena, que é desejo do próprio Cristo (Jo 17:21). Clique aqui e baixe a logomarca da Semana.

Semana de Oração (SOUC), edição 2022

▶ PERÍODO
De 29 de maio a 05 de junho.

▶ TEMA

“Vimos o seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem” (cf.: Mateus 2:2)

▶ ORAÇÃO OFICIAL

Clique aqui e confira a Oração oficial da SOUC para 2022.

▶ APRESENTAÇÃO E MOTIVAÇÃO
Leia, neste link, a carta da Diretoria do CONIC apresentando e motivando a SOUC.

Este ano, assim como em 2021, todos os materiais alusivos à SOUC serão distribuídos exclusivamente de modo virtual.

▶ CARTAZ

A arte escolhida foi enviada por Alexandre Amorim.
Baseada na técnica da xilogravura, representa os três reis magos indo ao encontro do menino Jesus que, com José e Maria, estavam na tenda de Belém.Clique aqui e leia a explicação do autor para a arte.Clique aqui para baixar o cartaz em alta resolução.

O Caderno de Celebrações já está no ar para  download, basta clicar aqui.

Celebração de abertura em Salvador – BA

O Conselho Ecumênico Baiano de Igrejas Cristãs – CEBIC, braço do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) na Bahia, realizou a celebração de abertura da SOUC no último domingo, 21 de maio, na Igreja Luterana, no bairro da Federação.  Foram momentos de reencontros, comunhão e unidade na diversidade.  Confira alguns registros:

Em tempos de pouca abertura para o diálogo, a SOUC é uma oportunidade  para que possamos atualizar a nossa fé a partir de valores que transcendam as fronteiras institucionais e doutrinárias.

Compõem o CEBIC
Igreja Católica Apostólica Romana
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
Igreja Evangélica de Confissão Luterana
Igreja Presbiteriana Unida
Aliança de Batistas do Brasil
Comunidade da Trindade
Comunidade de Jesus
CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço