1 de dezembro: O Dia de Doar é Agora! - CESE - Coordenadoria Ecumênica de Serviço" /> 1 de dezembro: O Dia de Doar é Agora! - CESE - Coordenadoria Ecumênica de Serviço" />

Todo ano, na primeira terça-feira de dezembro, acontece o Dia de Doar. A campanha é realizada pelo Movimento por uma Cultura de Doação, formado por organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil, partindo da doação como instrumento para fortalecer a democracia. Este ano, as ações começaram ainda em 5 maio, com o ‘’Dia de Doar Agora’’, uma edição especial que promoveu o apoio solidário em resposta aos impactos da Covid-19.

Desde o início da pandemia, a CESE ressaltou a importância da solidariedade e manteve o pedido de apoio para ajudar movimentos e organizações populares que sofrem as consequências da pandemia de forma mais acentuada, seja pela ausência de políticas públicas que assegurem direitos essenciais, como saneamento básico, moradia, acesso à saúde e alimentação e renda emergencial, seja pelo agravamento das violências, com destaque às mulheres confinadas com seus agressores e pelo descaso com quilombolas e indígenas. Nosso site possui uma página (https://www.cese.org.br/solidariedadeaosmovimentos/) com vários grupos que pedem apoio para sobrevivência e resistência: indígenas, quilombolas, mulheres negras, famílias em situação de rua, agricultores e agricultoras, catadores e catadoras de lixo, pescadoras, marisqueiras, costureiras e juventudes de periferia que, sem acesso a direitos fundamentais e sem renda, muitas vezes ficam sem condições de manter o isolamento social.

Como contribuir para o Programa de Pequenos Projetos

Você também pode fortalecer os movimentos sociais através do Programa de Pequenos Projetos da CESE! O programa, durante a pandemia do coronavírus, já beneficiou mais de 25.000 pessoas, nas 5 regiões do país. A CESE possui um canal de doação em nosso site para você doar: https://www.cese.org.br/apoie-a-cese/doeagora/

O Dia de Doar é agora! Uma oportunidade de unir esforços para atender as ações emergenciais dos movimentos sociais. Esse trabalho não pode parar. Junt@s podemos ajudar milhares de brasileiros/as a enfrentar essa pandemia!

#DiadeDoarAgora #AjudeaResistência #Solidariedade