Nova publicação do Intervozes aponta caminhos para enfrentar a desinformação – Notícias | Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Notícias

Data: 28.05.20

Nova publicação do Intervozes aponta caminhos para enfrentar a desinformação

 

Por Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social

A produção intencional de desinformação para gerar danos não é um fenômeno novo, mas ganha contornos diferentes a partir da massificação do acesso à conexão e a dispositivos móveis, da popularização dos meios para produção de mídias em variados suportes, da consolidação de um punhado de plataformas globais que suportam conteúdos gerados por terceiros – cujo negócio está assentado na coleta de dados, publicidade microssegmentada e manutenção de audiência -, e a migração do compartilhamento de conteúdos para sistemas de mensageria instantânea, como o WhatsApp e o Telegram. Nos últimos anos, a desinformação passou a ocupar a centralidade nos debates sobre a democracia.

Isso se deu, em certa medida, pelo uso ostensivo da desinformação como estratégia política por candidatos e governos populistas de extrema-direita, trazendo novos desafios para as sociedades democráticas. Como combater a desinformação sem ferir os direitos à informação e à liberdade de expressão? Como combater esse fenômeno levando em consideração as garantias constitucionais e o Marco Civil da Internet?

Em busca de caminhos para esse problema, o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social lançou a publicação “10 maneiras de enfrentar a desinformação”, apontando medidas concretas que podem ser adotadas pelo Poder Público, empresas e sociedade civil para combater a desinformação.

O material está disponível para download gratuito aqui.

Neste link, você pode baixar a série de cards completa e o modelo de texto para divulgação no WhatsApp e em outras redes sociais.