Renovação e Resistência: é assim que a CESE chega aos 47 anos! - CESE - Coordenadoria Ecumênica de Serviço" /> Renovação e Resistência: é assim que a CESE chega aos 47 anos! - CESE - Coordenadoria Ecumênica de Serviço" />

O mês de junho é momento de registrar os 47 anos de aniversário da CESE! É o período em que a organização renova seu compromisso com a democracia, justiça social e com a missão de contribuir para o fortalecimento dos diretos das populações mais vulneráveis.

O contexto atual não inspira celebração, já que o Brasil atravessa uma grave crise sanitária, política e econômica. A luta pela defesa dos direitos humanos é urgente: o Covid19 afeta com muito mais força as populações que têm seus direitos básicos negados e cujo acesso aos serviços de saúde, saneamento, renda, alimentação e segurança alimentar estão seriamente ameaçados.

É tempo de agir! E a Coordenadoria Ecumênica de Serviço está sintonizada com os desafios deste tempo e continua apoiando projetos do movimento popular que expressam a luta pela resistência e pela garantia de direitos: mas agora priorizando iniciativas de caráter emergencial e humanitário no combate ao avanço do coronavírus. Até o mês de maio já foram alocados recursos na ordem de R$ 585 mil para apoio a 51 propostas oriundas de organizações de base popular, movimentos e dos serviços de diaconias das igrejas de diversos estados do país.

A Comunicação Institucional vem se debruçando em visibilizar campanhas de mobilização de grupos, contribuindo para os movimentos (r)existirem nesse momento. O diálogo e articulação nunca estiveram tão presentes: ajuda a organização a fincar os pés firmes no chão para compreender as demandas que vêm sendo clamadas pelos povos do campo e da cidade.

Diante da chegada de mais um ano de jornada, a diretora executiva da CESE, Sônia Mota, faz uma reflexão e retrospecto do trabalho da organização. Há 46 anos a CESE atua a partir do seu escritório em Salvador, com a equipe apoiando projetos que chegam de todo Brasil, estabelecendo diálogos com organizações e movimentos, quer na sede ou em outros lugares deste nosso país, sempre buscando a sintonia para fortalecer as nossas ações. O nosso auditório sempre foi o local de receber grupos e organizações para diálogos, formações, troca de saberes e abraços.   Este ano tudo mudou: o auditório não recebe visitas, as salas estão vazias. Toda equipe está trabalhando das suas casas que se transformaram extensão da CESE. A nossa missão e comprometimento com a defesa de direitos permanecem inabaláveis e nos impulsiona e nos renova a cada dia. É com este espírito de resistência e superação que celebramos os 47 anos da CESE, atuando e esperançando por novos dias, de saúde, justiça social e paz.