CESE e lideranças religiosas reforçam compromisso com a causa ecumênica na Bahia

 

No último dia 29, a CESE convidou lideranças e simpatizantes do movimento ecumênico baiano para uma tarde de conversa.  As 25 pessoas de diversas igrejas se reuniram para  um momento de diálogo, reflexão e partilha que começou com uma mística conduzida por Sônia Mota, Diretora Executiva da CESE. Logo em seguida, Eliana Rolemberg apresentou a atual conjuntura do CONIC e FEACT.  O pastor Djalma Torres, atual presidente do CEBIC, fez suas considerações sobre o atual momento do movimento ecumênico na Bahia, apontando dificuldades e retrocessos na caminhada.  Joel Zeferino, pastor da Igreja Batista Nazareth, atual coordenador do Fórum Estadual da Diversidade Religiosa,  também falou sobre a necessidade de impulsionar a participação das igrejas para a construção do diálogo inter-religioso, com vistas à superação da intolerância.

Durante o debate, conduzido por Lucyvanda Moura, Assessora de Projetos e Formação da CESE, os presentes expressaram a preocupação com a atual estagnação do movimento ecumênico na Bahia. Representantes da REJU (Rede Ecumênica da Juventude) presentes na reunião, falaram da necessidade de se investir na formação dos jovens das igrejas, e divulgaram o encontro nacional que acontecerá em Salvador, em dezembro.

Na pergunta provocativa “Como podemos nos comprometer como CEBIC ?”, foram dadas algumas sugestões, como: Formação de um coral inter-religioso, reuniões periódicas para organização de ações, estudo e formação. Como encaminhamento mais imediato, está a organização de atividades para o 21 de Janeiro, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.

O encontro foi encerrado com um compromisso com a causa ecumênica e com uma centelha de esperança de que a brasa foi soprada e que o a chama do ecumenismo voltará a brilhar.

Confira algumas fotos em nosso Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *