CESE NA DEFESA DA EQUIDADE RACIAL

A CESE participou, na última sexta, 19, do Seminário Temático Representação Política e Enfrentamento ao Racismo, promovido pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República(SEPPIR), em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial(SEPROMI). O evento aconteceu na antiga Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador e contou com a participação de cerca de 400 pessoas, formados por estudantes, representantes de movimentos sociais e ONGs e por diversas autoridades federais e estaduais,  incluindo a  Ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), a filósofa Marilena Chauí, o secretário de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, Elias Sampaio, a reitora da Universidade Federal da Bahia, Dora Leal Rosa e a representante do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Valdecir Nascimento, que formaram a mesa e puxaram os debates.

Para Rosana Fernandes, assessora de projetos e formação, que representou a CESE no evento, a iniciativa foi de extrema importância para a sociedade brasileira. ‘’O racismo é um problema de toda a sociedade e é simbólico que o ciclo de debates, promovido pela SEPPIR, em Salvador, tenha tido como tema a Representação Política e Enfrentamento ao Racismo. Na Bahia, ainda temos um grande desafio: se está correto o que a Profª Marilena Chauí disse sobre “representar politicamente o outro de quem recebeu o mandato é estar no lugar do outro e falar por este outro”, significa que a população negra da Bahia e de Salvador não está muito bem representada, pois se pensarmos em políticas públicas, intolerância religiosa, extermínio da população negra, por exemplo, podemos afirmar que são poucas e poucas as que nos representam e estão verdadeiramente comprometidos com o enfrentamento ao racismo. É fundamental o trabalho do movimento negro e o apoio de da CESE na defesa dos Direitos Humanos e da luta por Equidade Racial e de Gênero’’.

Segundo a Ministra Luiza Bairros, a escolha de Salvador para sediar o primeiro seminário fora de Brasília para discutir o tema da representação política e enfrentamento ao racismo foi acertada. “Um bom começo para os caminhos que ainda temos que percorrer para termos uma representação que corresponda ao peso da população negra brasileira”, disse Bairros. Em seu entendimento, esse tema deve ser colocado no centro do debate para contagiar toda a população brasileira do mesmo modo que vem ocorrendo com outros temas relacionados à questão racial e sobre os quais “a sociedade não pode mais deixar de tratar”.

Cerimônia de Posse da diretoria da ABAM

A CESE participou, na mesma data, da posse da nova diretoria da Associação das Baianas de Acarajé (ABAM). Rita Santos foi nomeada a nova presidente da associação.  A Posse contou com a participação da Ministra Luiza Bairros e de várias lideranças do movimento negro e representantes de instituições públicas. Rosana Fernandes (CESE) destacou: ‘’A ABAM hoje, é uma associação de caráter nacional com presença em diversos estados, a exemplo do Rio de Janeiro, Distrito Federal entre outros e já conquistou algumas vitórias, como o reconhecimento das baianas de acarajé como Patrimônio Imaterial da Bahia, em novembro de 2012. Mesmo depois deste reconhecimento, não possuem ainda liberação da venda da iguaria na Arena Fonte Nova. Este é mais um desafio a ser enfrentado pela população negra e a CESE é parceira nesta empreitada, na defesa das religiões de matriz africana, da tradição e da cultura negra, da geração de renda e, particularmente das mulheres negras que são ‘chefas’ de família ‘’. A CESE selecionou, através do Programa de Equidade Social, em 2012, 11 projetos de organizações que receberam apoio financeiro e acompanhamento para o desenvolvimento de ações no campo do fortalecimento institucional. A ABAM foi um das organizações contempladas. Os projetos receberam a primeira parcela do apoio, somando um montante de R$ 413.397,00.

Saiba mais sobre a ABAM acessando www. baianas.org.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *