Luto no Campo

A CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço manifesta sua indignação e extremo pesar diante do assassinato do agricultor Elton Brun, 44 anos, morto no dia 21 de agosto, durante ação de despejo truculenta da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, na Fazenda Southall, em São Gabriel. Elton foi mais uma vítima da violência de um Estado que tenta, a qualquer custo, criminalizar os movimentos sociais e impedir a reforma agrária, desrespeitando, desta forma, os direitos humanos.
A CESE se une ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra e aos Movimentos de Defesa dos Direitos Humanos na denúncia contra o subcomandante da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Coronel Lauro Binsfield. Binsfield comandou a ação na Fazenda Southall, que resultou ainda em 50 feridos, incluindo mulheres e crianças, com ferimentos de estilhaços, espadas e mordidas de cães. Em seu histórico, existem outras ações como essa, como no dia 08 de março de 2008, contra as mulheres da Via Campesina.
Segundo noticiou o site Brasil de Fato, o comandante geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, João Trindade, determinou no último sábado (22) o afastamento do coronel Lauro Binsfield da corporação. Em entrevista à imprensa local, Trindade admitiu que houve erros durante a operação. Havia determinação do comando geral para que os policiais usassem apenas armamento com munição não-letal. Apesar disso, pelo menos 12 policiais portavam armas de calibre 12, mesmo calibre da bala que matou Elton Brun com um tiro nas costas. Os 700 sem terra estavam acampados na Fazenda Southall desde o dia 12 de agosto e reivindicavam o restante da desapropriação da área para reforma agrária, além de melhores condições para os assentamentos da cidade.

Leiam Nota Pública do MST

 

 

Manifestações e Assembleia

Após o enterro de Elton Brun, em São Gabriel e Porto Alegre aconteceram manifestações dos trabalhadores rurais, de movimentos sociais, representantes de partidos políticos e sindicalistas. Eles responsabilizaram a governadora Yeda Crusius pela violência contra os agricultores, por ser o governador do estado, em última instância, hierarquicamente comandante da Brigada Militar.
Em Nota Pública, MST denunciou, além do Coronel Binsfield e da Governadora Yeda Crusius (responsável por uma política de criminalização dos movimentos sociais e de violência contra os trabalhadores rurais), o Poder Judiciário e o Ministério Público Estadual de São Gabriel, instituições que poderiam ter evitado este grave incidente, se atuassem a favor da população e não dos poderes oligárquicos locais.
A repressão contra organizações populares será debatida em uma audiência pública na Assembléia Legislativa gaúcha, no dia 9 de setembro. Já foram convidados integrantes de movimentos sociais, deputados, representantes da Secretaria da Segurança Pública do Estado, da Brigada Militar e outras entidades, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Acreditando na força da democracia e no respeito à Constituição Federal, a CESE espera que os culpados pelo assassinato de Elton Brun sejam punidos e que os processos de reforma agrária sejam retomados respeitando os direitos humanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *