Mais de 11 mil crianças e adolescentes serão beneficiadas com o apoio da CESE

Projetos sociais de diversas regiões do país foram contemplados no Programa Ação para Crianças e se movimentam para mobilizar recursos em ações que envolvam a sociedade

No último dia 16 a CESE divulgou o resultado do edital de apoio a projetos que vai beneficiar direta ou indiretamente mais de 11 mil crianças e adolescentes no Brasil. Das quase 200 propostas recebidas 26 foram criteriosamente selecionadas e receberão apoio também para realizar ações de mobilização de recursos locais. Ao todo serão 170 mil reais investidos em ações para promover direitos de crianças e adolescentes. Metade desses recursos será mobilizada pelos grupos e a outra metade será apoiada pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE. Vide lista completa dos projetos apoiados

 

Pará, Tocantins, Bahia, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Distrito Federal integram os estados com propostas e organizações apoiadas. Essas iniciativas contemplam ações em diversos segmentos. De combate à violência, superação do racismo na educação infantil, ampliação dos direitos de meninas/adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social a formação de lideranças juvenis e ações educativas, culturais e artísticas.

Para desenvolver esses projetos, os grupos deverão mobilizar parte dos recursos (50%) necessários por meio da realização de gincanas, bazares, bingos, eventos gastronômicos, campeonatos, etc. A CESE desenvolveu um guia especial que auxilia a montagem e a realização de alguns eventos. Este material está disponível para os grupos, bem como a consultoria que porventura precisem na realização de alguma ação de arrecadação.

Você ainda pode ser apoiado

Além dos 26 aprovados, alguns outros estão em fase de ajustes da metodologia, e poderão, em um futuro próximo, fazer parte do rol de aprovados. O Programa Ação Para Crianças centralizou o recebimento de projetos entre março e maio, mas os interessados em participar ainda podem enviar propostas à CESE, bastando acessar o roteiro de elaboração de projeto e os critérios para apoio.

Algumas Iniciativas

O projeto Artvida do Cárcere que trabalha com combate à violência em Natal/RN foi contemplado na proposta de oficinas de arte e cursos de formação para jovens detentos. “O projeto trabalha com crianças e adolescentes em unidades reformatórias e propõe cursos de formação artística que estimule a reinserção social e diminua a reincidência desses jovens em conflito com a lei. Eles trabalham os temas dos DhESCAs pelo viés cultural”, explica Dimas Galvão, Coordenador de Projetos e Formação da CESE, ao justificar o apoio. O grupo planeja realizar nos próximos meses (agosto e setembro) várias mobilizações em universidades e escolas públicas sobre o tema da violência.

“A gente debaterá esse assunto através de palestras e vídeos em diversas instituições de ensino (colégios e faculdades). Utilizaremos filmes e narrativas que reflitam os impactos da violência na vida da juventude local”, declara Patrícia Melo, Presidente do Instituto Vida e Esperança (IVES/RN) e da Rede Estadual de Combate a Violência no RN – (Recovi). Ela esclarece que nestas atividades serão cobradas taxas de participação aos estudantes e venda de alimentos para arrecadar recursos para o projeto aprovado. Do total arrecadado pelos grupos nessas atividades a CESE, através do programa Ação para Crianças, duplicará o valor. Saiba mais sobre o Programa Ação para Criança
Outra iniciativa selecionada no edital da CESE foi a Campanha de Superação do Racismo na Educação Infantil nas Igrejas. Este projeto foi recebido da Comissão Ecumênica Nacional de Combate ao Racismo (Cenacora) que pretende estimular uma reflexão das relações étnico/raciais nas igrejas protestantes e evangélicas. “O projeto visa a realização de oficinas para conscientizar lideranças, professores/as e membros das escolas dominicais e bíblicas na superação do preconceito e da discriminação racial nas relações pedagógicas e educacionais”, declara Eliana Rolemberg, Diretora Executiva da CESE, bastante otimista com os desdobramentos deste apoio.
O projeto Ler, brincar e ser feliz na biblioteca Comunitária Paulo Freire (Sofia,) que também está entre as iniciativas selecionadas para apoio, foca em ações educativas culturais e artísticas que promovam os direitos das crianças no subúrbio ferroviário de Salvador. “Este projeto além de interessante traz um intenso leque de articulações e várias ações no campo das Políticas Públicas”, declara Dimas Galvão que considera bastante positivo o protagonismo do grupo e o enfoque de formação no campo dos direitos. “O Subúrbio Ferroviário é uma região violenta, mas também de muita criatividade no campo da mobilização social, do qual o “Sofia” é um dos principais atores, com ação e foco nesse publico infanto-juvenil”, declara.
Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), este projeto tem a sua centralidade nas ações de mediação de leitura e na formação do leitor. Chama atenção para o direito da criança se desenvolver integralmente com lazer, informação e cultura.

Expectativas

Felizes com o apoio e estimulados com o programa, o IVES diz que já pensa em prolongar o projeto para os anos seguintes. “Esta é uma ótima ideia da CESE. A motivação de saber que nossos esforços terão resultados maiores pelo alcance maior de recursos, nos faz planejar outros temas e outras ações continuadas para o futuro”, declara Patrícia Melo, presidente do Presidente do Instituto Vida e Esperança (IVES/RN) e da Rede Estadual de Combate a Violência no RN – (Recovi).

Para José Edemilson dos Anjos, administrador do Projeto Sofia, este apoio além de chegar em um excelente momento inova, positivamente, no formato. “Além do modelo tradicional onde a comunidade solicita um valor e é ou não aprovado, este novo desenho estimula que os grupos comunitários se mobilizem e sensibilizem a comunidade e as pessoas com as suas ações. Isso é encantador”, declara. O Sofia já até deu início às atividades de arrecadação com a realização de uma feira de livros e revistas. “A gente pretende vender livros e revistas usadas em uma feira permanente que deve acontecer ao longo de todo o segundo semestre. Planejamos também torneio de jogos eletrônicos, almoços e passeios”, declara.

Trajetória

A CESE comemorou em junho 37 anos de atuação, fortalecendo a luta de organizações por uma sociedade mais justa e democrática. Apenas nos últimos quatro anos, mais de 1400 projetos sociais foram apoiados em todo território nacional. Com o Programa Ação para Crianças, que é desenvolvido pela instituição desde 2007, já beneficiou mais de 12.700 meninos e meninas de todas as partes do Brasil em iniciativas que tiveram seus recursos dobrados. Segundo o Balanço Social da CESE de 2009, o Programa de Dupla Participação, metodologia utilizada pelo Ação para Crianças, apoiou 19 projetos somando a quantia de R$98.807,50, da parte que a CESE dobra como dupla participação. Esse ano a meta é apoiar mais entidades.

A CESE já tem história no fortalecimento de iniciativas da sociedade nas lutas por direitos e cidadania e faz isso por meio do apoio financeiro a “pequenos projetos”. Com o programa Ação para Crianças, a instituição contribui também para que as entidades ampliem sua sustentabilidade política, uma vez que a busca de alternativas de financiamento locais pressupõe um maior envolvimento da sociedade e da comunidade onde as ações se desenvolvem.

Projetos Selecionados (por ordem alfabética)

Título do Projeto / Grupo

Alvorada / Associação de Desenvolvimento Comunitário de Triunfo de Potiguar

Arte e recreação no meio rural de Medina / STR de Medina

Artvida no Cárcere / Instituto Vida e Esperança

Bonecos Cidadãos / Movimento de Adolescentes e Crianças

Brinquedoteca / Creche Esperança

Campanha de superação do racismo na ed. infantil nas Igrejas Protestantes / Comissão Ecumênica

Nacional de Combate ao Racismo

Ceilândia: comunidade interativa / Igreja Presbiteriana Independente – 1a Distrito Federal/Taguatinga

Chamada de projetos ação para criança / Maria Mulher – Organização de mulheres negras

Chamada de projetos ação para criança / Centro de Desenvolvimento Solidário de Santa Luzia e região

Construção de salão para jogos educativos e oficinas / Associação Luterana Pro Desenvolvimento e Universalização dos Direitos Sociais – Pro Ludus o caminho

Crer sendo na leitura com fé e alegria / Fundação fé e alegria do Brasil – Núcleo de Montes Claros

Cultivando musica, cultivando arte, cultivando a vida camponesa / Comissão Pastoral da Terra–Alagoas

Descobrindo habilidades / Casa de meu pai

Inclusão e Educação – Novos espaços e novos jeitos de aprender / Associação Comunitária de Milagres

Ler, brincar e ser feliz na biblioteca comunitária Paulo Freire / Sofia – Centro de Estudos

O sentido do brincar – cantinho pedagógico / Comunidade de saúde, desenvolvimento e educação– Comsaude

Olho Vivo / Associação Experimental de Mídias Comunitárias

Projeto Círculo Cultural / Associação União da Juta – Leste 1

Projeto Erê / Movimento Negro Unificado – São Paulo

Projeto guris, cirandas e traquinagens – uma ação pelos direitos da criança / Comunidade Kolping Campo Velho

Projeto Viver Feliz / Casa de Passagem – Centro Brasileiro da Criança e do Adolescente

Reflorestando o Sertão / Associação Comunitária de Novo Juazeiro

Sementes da Cidadania / Prelazia de Cameta do Tocantins

Sopão Criança Forte / Associação dos Moradores Nova Conquista

Viver sem barreiras / Associação Sociocultural Igor Vive

Para mais informações sobre o Programa, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *