Bolívia será sede do Encontro de Movimentos Populares

Em julho próximo, a Bolívia será sede do Encontro de Movimentos Populares, no qual estarão presentes representantes de todas as organizações sociais da América Latina.

O evento é organizado a partir do Vaticano e contará com a presença do Papa Francisco, informou o Pe. José Fuentes, secretário-geral adjunto da Conferência dos Bispos da Bolívia.

“Vem da Santa Sé, está sendo organizado um Encontro dos Movimentos Populares da América Latina que acontecerá paralelamente à visita (…). Por isso tem esse matiz importante: reunir os movimentos populares. Diz-se que o Santo Padre não gosta de chamá-los de ‘movimentos sociais’ que tem um matiz mais político, ‘mas movimentos populares’”, disse.

Para o Pe. Fuentes, a Bolívia é um país privilegiado porque levou a sério o processo de inclusão dos mais pobres, dos povos indígenas e, na conjuntura atual, o novo Estado Plurinacional está sendo visibilizado e reconhecido tanto no mundo inteiro como pelo Papa Francisco.

“Creio que aqui há um movimento social, um movimento popular, que pouco a pouco está tomando protagonismo, está sendo empoderado nas instâncias de Governo e isso deve chamar a atenção do Santo Padre. Por isso, a Santa Sé também escolheu a Bolívia para este encontro de movimentos populares de toda a América Latina”, manifestou o Pe. Fuentes.

Afirmou também que o Papa Francisco terá encontros com outros setores: com bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos e também se privilegiará algum grupo que o Santo Padre considerar especialmente importante, como presos, doentes ou pessoas deficientes.

(Fonte: Conselho Nacional de Igrejas de Cristãs do Brasil)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *