Diretorias da CESE e CONIC se reúnem e planejam ações conjuntas

Retomando uma prática de anos, as diretorias da Cese e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) se reuniram em Vargem Grande Paulista (SP), na última quinta-feira (21), para uma reunião em que puderam discutir e planejar ações conjuntas entre as organizações. O encontro foi destaque no Simpósio Ecumenismo e Missão – Testemunho Cristão em um Mundo Plural, que aconteceu entre os dias 21 e 24 de agosto, no interior de São Paulo.

As duas organizações já tinham a prática de se articular para a troca de experiências e para organizar agendas. Durante anos foram diversas iniciativas em parceria: pronunciamentos para igrejas e para a sociedade de forma geral, campanhas e publicações.

Estes encontros foram interrompidos por questões internas de cada entidade.  “Conic e Cese são organizações parceiras e irmãs. Sendo a Cese o braço diaconal das igrejas, é natural que haja um diálogo constante para que possamos planejar ações conjuntas. No momento em que vivemos, marcado por tantas disputas e competitividade, inclusive no campo religioso, é importante dar nosso testemunho de que a caminhada ecumênica se realiza e se legitima através de cooperação e confiança”, afirma a diretora executiva da Cese, Sônia Mota.

 

ftu

 

D. Manoel João Francisco, presidente do Conic, também destaca a importância de potencializar a parceria. “Esta aproximação é importante porque fortalece o testemunho comum. Trata-se da complementaridade da ação. Enquanto o Conic chama à reflexão, a Cese atua na prática diaconal, daí a necessidade de uma aproximação. Nossas ações se retroalimentam”.

Para a presidente da Cese, Eleni Rangel, a reunião foi essencial para estabelecer novas ações em conjunto. “Duas organizações que têm um lugar importante no mundo ecumênico precisam estreitar suas relações e ajudarem-se mutuamente. Entre os compromissos firmados durante a reunião está a organização de uma ação conjunta de formação de lideranças para o ecumenismo. Além disso, o Conic irá apoiar a divulgação da Campanha Primavera para a Vida (PPV), que acontece em setembro na Cese”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *