Documentário visibiliza situação de comunidades pesqueiras do Norte e Nordeste

A aquicultura empresarial, o turismo predatório, a pesca industrial e os grandes empreendimentos fazem parte do leque de problemas que afetam comunidades pesqueiras tradicionais em todo país. Realizado pelo Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) – em parceria com a CESE e produção da Arte e Movimento – o documentário “Vento Forte” amplia o conhecimento dessas e outras dificuldades que estes grupos enfrentam.

Além de possibilitar que a sociedade conheça a realidade de comunidades pesqueiras, o filme também tem o objetivo de fortalecer a luta pelo território pesqueiro e denunciar as violações de direitos aos organismos nacionais e internacionais.

“Este vídeo mostra a situação de ameaça que vivem as comunidades pesqueiras no Brasil. Ele demonstra os graves impactos do modelo desenvolvimentista que ameaça o modo de vida das comunidades e que destroem o meio ambiente, colocando em risco toda sociedade e prejudicando as gerações futuras. Explicita ainda as situações de violação de direitos humanos que vivem estas comunidades e suas lideranças”, comenta a secretária executiva do CPP, Maria José Pacheco.

O lançamento do documentário “Vento Forte” acontece no próximo dia 17 de novembro, às 19h30, na sede da CNBB, em Brasília – DF. O evento contará com uma mesa de abertura onde estarão presentes o secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, o presidente da Comissão das Pastorais Sociais da CNBB (Comissão e Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz), Dom Guilherme Werlang, a procuradora da 6º Câmara do Ministério Público Federal (MPF) para a defesa dos Direitos das Comunidades Tradicionais, Débora Duprat, e os integrantes do MPP, Marizelha Carlos Lopes e Josemar Durães.

A cerimônia faz parte das atividades que integram o Seminário Nacional da Campanha pelo Território Pesqueiro, que acontece entre os dias 17 e 19 de novembro, em Brasília. Durante o congresso, entre outras pautas, serão analisadas as ações da campanha e situação da pesca no Brasil, além de discutir sobre projeto de lei que favorece as comunidades pesqueiras. Acesse a programação completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *