Encontro do Movimento de Pequenos Agricultores-BA discute emancipação feminina

Durante três dias, de 6 a 9 de março, cerca de cem mulheres estiveram reunidas no Centro Camponês de Formação Derli Casali, no município de Vitória da Conquista-BA, para debater os desafios da autonomia feminina e elaboração do Plano Camponês. O I Encontro Feminista do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA-BA) foi um dos projetos apoiados pela CESE que faz referência às lutas e conquistas no campo de gênero no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

O encontro possibilitou às participantes vivenciarem diferentes mecanismos de formação, desde palestras, roda de conversas, animação e filmes, contribuindo para ampliar a colaboração das camponesas dentro do movimento e para a superação das desigualdades nas relações de gênero, poder e classe.

“O Coletivo de Mulheres do MPA tem a tarefa estratégica de provocar a participação política delas nas instâncias do MPA. Nós temos o cenário favorável que é a saída das jovens das comunidades para a participação política e estamos no processo de qualificar a participação e ao mesmo tempo fazer um processo de resgate das militantes históricas do movimento que estão desenvolvendo tarefas na sua própria comunidade”, salientou a Coordenadora das Políticas de Gênero do MPA-BA, Leila Santana.

Com a facilitação da advogada popular de Rondônia, Lenir Correia, as presentes também puderam esclarecer dúvidas sobre a Previdência Social, com enfoque nas camponesas, além de conhecer os serviços, como funcionam e como podem ser acessados os benefícios do órgão.

“A gente precisa avançar neste debate dos direitos dos camponeses e camponesas, por que muitas vezes até mesmo a documentação que é solicitada pelo INSS é burocrática e os trabalhadores não têm, e, consequentemente, não conseguem acessar os benefícios”, ressaltou Lenir Correia.

Após o encerramento do encontro, as mulheres entregaram uma pauta de reivindicações ao posto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em Vitória da Conquista, a qual será enviada para a Previdência Nacional. Entre as solicitações estavam os pedidos de salário maternidade e a anulação da Medida Provisória 664 e 665.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *