Secretário-Geral do CMI, Olav Fykse Tveit, visita o Brasil

Com parte de um longo roteiro que inclui também Argentina, Chile e Colômbia, o Brasil receberá, de 1 a 3 de setembro, a visita do secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Rev Dr. Olav Fykse Tveit.  A visita ao Brasil insere-se na Peregrinação por Justiça e Paz, um chamado realizado pela XX Assembleia do CMI, ocorrida em 2013, na Coréia do Sul.

Olav estará acompanhado da presidenta do CMI para América Latina, reverenda Glória Ulloa, e do correspondente do CMI para a América Latina, Marcelo Schneider. A visita inclui encontros com igrejas, parceiros ecumênicos locais, organizações da sociedade civil e esferas governamentais e diplomáticas.

Abaixo a agenda da Peregrinação por Justiça e Paz no Brasil para qual convidamos a sua organização.

Dia 1 de setembro: 

9h -11h: Reunião entre igrejas e organizações parceiras do CONIC

Local: sede do CONIC – SCS Qd 01 – Sala 713.

Temas da agenda: atuações do CMI nos processos de diálogo no Oriente Médio (Palestina e Israel, Siria, Iraque, Libano), Colômbia, COP 21 (justiça climática). Aprofundamento dos processos democráticos no Brasil com respeito às diversidades religiosas.

11h: Coletiva de imprensa: sede CONIC: temas: iniciativas do CMI na intermediação de diálogo nos conflitos do Oriente Médio e na mesa de Paz na Colômbia e tolerância religiosa como valor democrático.

20h: Celebração Ecumênica  – Tema: Casa Comum, Nossa responsabilidade – “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24).

Local: Catedral Metropolitana de Brasília.

 

Dia 2 de setembro: 

20h00: Estudo bíblico na sede da Igreja Presbiteriana Unida de Brasília

Local: SHIN QL 07 s/n lt A, Lago Norte

 

O que é o Conselho Mundial de Igrejas

Com sede administrativa em Genebra, o CMI é a maior e mais representativa das muitas expressões organizadas do movimento ecumênico moderno, cujo objetivo é a unidade dos cristãos e das cristãs. O CMI agrega 345 igrejas, denominações e comunidades de igrejas de 110 países, representando mais de 560 milhões de cristãos e cristãs, entre os quais a maioria das igrejas ortodoxas, muitas igrejas anglicanas, batistas, luteranas, metodistas e reformadas, assim como muitas igrejas unidas e independentes. www.oikoumene.org

No Brasil, mais especificamente, o CMI financiou o projeto “Brasil: Nunca Mais!”, que salvaguardou milhares de registros dos abusos cometidos contra cidadãos e cidadãs brasileiras durante a ditadura. Em 2011, em ato solene realizado em São Paulo, o secretário geral do CMI, Rev. Dr. Olav Fykse Tveit, entregou ao então Procurador Geral da Republica, Dr. Roberto Gurgel, milhares de copias dos documentos deste projeto que estavam conservados nos arquivos do CMI, em Genebra, Suíça, a fim de que este material viesse a compor o “Brasil: Nunca Mais! Digit@l”, plataforma que disponibiliza amplo acesso virtual a toda documentação ligada a este tema.

(Fonte: Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *